dom 12/maio/2024 07:43
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
O Lusca poderia ter até três cabeças. Imagem divulgação.

Rumo ao Inexplicável: A Criatura de Andros

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Seria o Lusca um demônio? Imagem divulgação.

O Lusca

Lusca seria uma extraordinária criatura mítica que faz parte do folclore caribenho. Ele possui uma gigantesca cabeça de um tubarão branco e um gigantesco corpo de um polvo. Um ser horrendo capaz de afundar navios, provocar pequenos maremotos, engolir seres humanos inteiros, nadar com uma velocidade equivalente a de um jet-ski, e pode assim como o polvo convencional, mudar de cor e se misturar com seu ambiente e sobreviver às piores condições climáticas e das profundezas. Um ser aquático imbatível e muito temido pelos habitantes do arquipélago das Bahamas, Belize e sobretudo pelos moradores da ilha caribenha de Andros, o local que mais se registrou avistamentos desse terrível monstro.

Um Lusca esmagando um submarino. Imagem divulgação.

E há quem diga que ele possui até três cabeças de tubarão, e os Caribenhos mais supersticiosos afirmam que o Lusca pode ser um espírito maligno que assume a forma dos piores medos de sua vítima e ele seria um demônio que se alimenta de almas.

Habitat

Os criptozoologos relatam que esses temíveis animais vivem nos grandiosos buracos azuis do Caribe, e esses buracos seriam grandes cavernas marinhas ou sumidouros, que possuem conexão com a superfície. A origem dessas cavernas ainda permanece um mistério pois apenas agora os mergulhadores as descobriram.  No entanto, entre eles e os pescadores ainda existem muitas histórias sobre criaturas e espíritos malignos que vivem neles. Os caribenhos em especial acreditam que essas cavernas são portais para o submundo.

Um dos Buracos Azuis. Seriam o lar dos Luscas? Imagem divulgação

Outro lugar que poderia ser um lar em potencial para as Luscas seriam a Península de Yucatán, no México, devido as inúmeras cavernas subterrâneas conhecidas como Cenotes, que em outrora foram os túmulos dos Maias. Seja como for esses monstros gostam de águas quentes.

Avistamentos

Em 1896 foi encontrado na Flórida os restos mortais de um polvo gigante e pasmem, junto com metade de uma carcaça de tubarão.  Esse episódio ficou conhecido como o monstro de Santo Agostinho, porem biólogos da época, sugeriram que, o que foi encontrado foi apenas grande massa de tecido adiposo de um enorme cachalote em decomposição.

Lusca tentando afundar um navio. Imagem divulgação

Os avistamentos de pescadores contudo são unanimes em dizer que a Lusca possui um tamanho considerável  que vai de 25  até 60 metros de comprimento, e que embora ele ataque em águas profundas, prefere águas rasas uma vez que são nelas que ele encontra seu alimento favorito, além de seres humanos, os grandes crustáceos.

Conclusão

Até hoje não foi encontrado nada que realmente comprove a existência real dessa magnífica criatura, mas analisando o local onde essa  lenda prospera, nos deparamos com uma região próxima a outro grande mistério da humanidade que seria o Triangulo das Bermudas, o que ajuda a consolidar ainda mais o poder sobrenatural desse ser.

Mas também é fato que seria muito comum uso de substancias alucinógenas por alguns pescadores do Caribe. Adicione a isso casos recorrentes de insolação, mais o efeito de refração das águas do mar… temos aí um cenário favorável para criação de entes fantásticos como kraken e até mesmo Megalodon

E há uma teoria mais plausível que seria o testemunho de ataques de um poderoso tubarão martelo a um polvo gigante, o que causaria uma ilusão de ótica, onde o tubarão e o polvo nesse combate se tornariam momentaneamente  apenas uma criatura o que poderia facilmente confundir as mentes mais fracas, criando o Lusca. Mas também existe, meu caro leitor, a remota possiblidade de realmente existir uma criatura do fundo do mar ainda não identificada.

Para saber mais:

 

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
droga-apreendida-atilio-vivacqua-11-05-2024

Homem preso em flagrante ao tentar vender drogas para policial de folga em Atílio Vivácqua

cachoeiro

Audiência Pública para debater empréstimo de R$ 250 milhões em Cachoeiro

alemao-do-forro-10-05-2024

Alemão do Forró anima a noite desta sexta na Festa de Emancipação de Venda Nova

cadela-alga-droga-10-05-2024

Cadela Alga ataca outra vez: PM encontra droga em obra abandonada em Guaçuí

rua-recanto-das-pedras-marbrasa-09-05-2024c

Rua do bairro Marbrasa é entregue após receber pavimentação em concreto

prisao-mimoso-08-05-2024

Polícia prende suspeito de matar homem em estrada no interior de Mimoso

Gilson-Daniel-09-05-2024

Deputado capixaba é o relator da PEC dos Desastres Ambientais em Brasília

aracui-santuario

Trinta anos de fé e milagres: Santuário de Aracuí celebra aniversário com festa religiosa

Leia mais