ter 16/dezembro/2025 14:52
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Rumo ao Inexplicável: A Insólita Ilha das Bonecas

As bonecas amaldiçoadas. Imagem divulgação
A cabana de Julian e suas agourentas bonecas. Imagem divulgação

A noite caia impiedosamente nos pântanos de Xochimilco e um pescador desorientado por um péssimo e cansativo dia de trabalho, inadvertidamente se aproximava, com seu barco de uma ilha. Porém, meu nobre leitor, não era uma ilha qualquer, e sim um pedaço de terra amaldiçoado por espíritos, um local cujo nome macabro, ao ser pronunciado, arrepiava os cabelos do mais corajosos.

O pescador quando caiu em si se deparou com os mórbidos brinquedos, em sua maioria pendurados em árvores, que ao serem chocalhados pelo vento, pareciam sorrir para ele. Como se o esperassem para devorar a sua alma. O pescador em pânico tentou em vão se afastar daquele local maldito, mas já era tarde demais e ele foi arrastado pela correnteza de encontro com a macabra Ilha das Bonecas, um grito de desespero se fez ouvir, abafado pelo coaxar dos sapos e sibilos dos répteis.

 

A Macabra Ilha das Bonecas

Ou Islas de las Munecas em espanhol, e sua história, começa quando um homem chamado Don Julian Santana Barrera, querendo fugir da sociedade, mudou-se para uma ilha, onde se tornou um ermitão.

E uma vez consolidado em seu pedacinho de terra cercado por águas, ele, em uma certa manha, fez uma descoberta trágica, ao ver flutuando no rio, em volta de sua casa, o corpo de uma garota que  segundo as lendas, em 1920, brincava naquele local, quando caiu na água e se afogou.

Julian mesmo abalado com aquela visão, retirou o corpo da menina da agua e a enterrou em sua ilha. O que ele não sabia, porém, que a sua atitude o levaria a ser assombrado pelo espírito da menina, que não o deixava dormir e assim para tentar acalmar a alma daquela criança, ele começou a pendurar bonecas que encontrava no rio em uma frenética e macabra tentativa de agradar seu fantasma.

E de acordo com vários relatos de amigos, próximos a  Julian, ele estaria sendo conduzido por alguma força invisível que o fazia coletar incansavelmente bonecas e mais bonecas para dar paz ao seu obsessor espiritual. Ele teria coletado mais de 2.500 peças de bonecas e que espalhou aleatoriamente pela ilha. Mas a primeira boneca que ele coletou e que gerou tudo isso, ainda está lá, pendurada em uma árvore em frente ao galpão de entrada do local onde ele habitava.

Essa situação se estenderia  pelos próximos 50 anos, ate que em 2011, Julian foi encontrado morto pelo seu sobrinho. Mas as circunstâncias, de sua morte foram misteriosas, uma vez que ele foi encontrado afogado e de bruços boiando na água, igual, quando ele tinha encontrado o corpo da jovem anos atrás. E assim, mais um  espírito se junta aos vários outros que assombram aquela ilha insólita e amaldiçoada.  Uma ilha que segundo vários médiuns podem possuir as almas da pessoas, e Julian pode ter sido o mais famoso caso de possessão daquele local.

 

Relatos Sobrenaturais 

Há vários relatos que as bonecas movem a cabeça, balançam os braços e abrem os olhos. Algumas testemunhas até afirmam tê-las ouvido cochichar umas com as outras. E também existem o relato de avistamentos de vultos, sombras que se mexem de forma estranha, sons misteriosos, gritos e risadas que ecoam no meio do nada, bonecas que caem misteriosamente em cima dos turistas e também dos  poucos pesquisadores que ousam se aventurar. E a maioria desses brinquedos de forma humanoide, possuem  membros decepados, cabeças decapitadas e olhos que, pasmem meu caro leitor, acompanham os visitantes.

Uma das raras fotos  de Julian. Imagem divulgação

 

Localização e explicação racional

A Ilha das Bonecas, fica localizada ao sul da Cidade do México, entre os canais do rio  Xochimilco. E é um local habitado por milhares de pessoas e hoje se tornou a maior atração turística desse lugar.

Muitos pesquisadores acreditam que Julian sofria de algum transtorno mental, ou que ele poderia fazer uso de alguma substância que teria propriedades alucinógenas, e que o fenômeno sobrenatural que assola aquela ilha, nada mais é que o fruto da imaginação desse solitário homem.

Seja como for, hoje, espero que Julian tenha realmente encontrado a sua paz.

 

Para saber mais:

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

barco-mar

Assembleia Legislativa aprova lei que proíbe pesca por grandes traineiras no ES

muniz-freire-hospedagem-cafe-especial-

Hotéis brasileiros passam a adotar novas regras para check-in e check-out

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para processos seletivos na Educação

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

Leia mais