qui 2/maio/2024 23:39
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
O monte sagrado que se tornou o guardião da floresta profana. Imagem: divulgação

Rumo ao Inexplicável: A macabra Floresta dos Suicidas

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Sobre homens e montanhas: O Monte Fuji e a Floresta dos Suicidas » Jornal Dia a Dia ES
Mais uma vitima de suicídio…Ou seria dos demônios japoneses? Imagem: Divulgação

A Floresta dos Suicidas

Aos pés do sagrado pico da perfeição, o Monte Fuji, existe uma floresta considerada amaldiçoada, a Floresta de Aokigahara, também conhecida como Jukai ou Mar de Árvores e é formada por árvores como pinheiros e cedros brancos e que se estende por mais de 38 km², e fica  situada na base noroeste de nossa querida montanha.

Devido à densidade das árvores, que bloqueiam o vento, e também a entrada de luz solar, não existe vida selvagem nesse misterioso local. Além de que, Aokigahara é conhecida por ser estranhamente silenciosa e por possuir um campo magnético incomum, bússola e gps são ineficazes para navegação, logo se perder nesse local é muito fácil. Contam-se muitas lendas acerca da floresta, algumas delas relacionadas com demônios, fantasmas e espíritos malignos característicos da mitologia japonesa que espreitam nas sombras das árvores procurando uma vítima para amaldiçoarem.

Um espírito malígno de Aokigahara. Imagem: Divulgação

A fama sombria não é por acaso. Conta-se que naquele local, durante o século 19, praticou-se o Ubasute, um costume ancestral japonês onde os parentes idosos e doentes eram abandonados à própria sorte, pela família, para morrer. Esse macabro histórico pode ter incentivado os suicidas a escolher a floresta para tirar a própria vida. Mais de 100 corpos são encontrados ali todos os anos, além de bilhetes de suicidas, cordas penduradas pelas árvores, vestígios de rituais satânicos e até mesmos “manuais” suicidas.

Outra teoria sobre o fato da floresta de Aokigahara ser ideal para a pratica do suicídio envolve um romance chamado Kuroi Jukai, de Seicho Matsumoto, publicado em 1960. Nele é descrita a história de amor de dois jovens que acabam cometendo suicídio na mata.

Kuroi-jukai-2011473228 – Livraria Cultura
O livro que inspirou os suicidios? Imagem: Divulgação

Após a publicação do livro, a floresta se tornou negativamente mais popular. O local até era considerado calmo e tinha como vista final o sempre espetacular Monte Fuji. As trilhas da região contêm mensagens em japonês e inglês que buscam tirar as ideias suicidas da mente dos transeuntes. A floresta de Aokigahara é cheia de labirintos de rochas e árvores e é possível que suicidas jamais tenham seus corpos recuperados. Regularmente, os guardas da floresta realizam caminhadas de buscas para localizar restos mortais esquecidos, e atualmente esse macabro local é o segundo lugar com maiores índices de suicídio do mundo, perdendo apenas para ponte Golden Gate

Aokigahara e seus bosques macabros. Imagem divulgação.

Unesco e Parque Nacional

Em 1936, o Monte Fuji foi transformado em parque nacional, e desde então recebeu toda infraestrutura, como estradas especialmente construídas para os turistas visitarem o vulcão, os cinco lagos e a floresta de Aokigahara.

A importância dessa montanha é tão grande que foi reconhecida pela Unesco, e foi incluída na Lista do Patrimônio Mundial em 2013. Segundo a agência da ONU para a educação, ciência e a cultura, a montanha serve de inspiração para artistas e poetas, e tem sido objeto de peregrinação por séculos.

O Monte Fuji e a Floresta de Aokigahara são patrimônios naturais que invocam sentimentos que se complementam e se suprimem, o sagrado e o profano, o Yin e Yang lado a lado…Sentinelas eternas do povo japonês.

Para saber mais

https://www.youtube.com/watch?v=THthBg7TgHs

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

Leia mais