O sol estava se pondo no horizonte, os últimos raios de luz cediam espaço para a noite, uma lua de sangue estava nascendo e os lobos começaram a uivar. Uma camponesa surpreendida com a escuridão repentina apertou desesperadamente o passo, correndo contra o tempo para atravessar uma ponte que a levaria para a segurança de seu lar. Mas essa não era uma ponte qualquer, e sim uma obra de engenharia infernal e maligna, que se ergue a vários metros acima do leito do rio Arda, uma ponte negra e rústica, que cheira a morte. Uma ponte com séculos de idade e que não fora construída por mão humanas e sim pelos poderes das trevas.
A camponesa desesperada e, em um ato de coragem, começou atravessar essa ponte, mas para seu infortúnio no meio do seu caminho uma criatura macabra apareceu para lhe corromper a alma. A camponesa gritou, mas em vão, pois ela seria apenas mais uma vitima da Ponte do Demônio.
A Ponte do Demônio
Ou Ponte do Diabo é uma ponte em forma de arco construída em uma estreita garganta sobre o rio Arda e está localizada a 10 quilômetros da cidade búlgara de Ardino, nas montanhas Ródope e faz parte de uma antiga estrada que conecta a Trácia com o norte da costa do mar Egeu. Ela foi construída, segundo as lendas, por volta do ano de 1515 pelo diabo e possui 56 metros de extensão e tudo começa na idade média, diante da necessidade de construir essa obra para facilitar o escoamento das mercadorias dos mercadores búlgaros, para o mar, mas como o rio era muito forte e caudaloso era um feito quase impossível de se realizar
Passou muito tempo até que um jovem apareceu do nada, se prontificando a construir essa ponte e faria isso em pouco tempo. Os mercadores acreditaram e deram a esse jovem um voto de confiança e muitas moedas de ouro.
O jovem então teria feito um pacto com o diabo, e ele em pessoa apareceu e ensinou o segredo para construir essa ponte, porém em troca o demônio pediu algo incomum e peculiar e pasmem meu caro leitor, não era a alma do jovem…O que esse ser das trevas queria, era que sua face aparecesse na ponte, sendo visível e invisível ao mesmo tempo. E assim foi feito, em 40 dias a ponte foi construída e ele cumpriu o combinado. Porém anos mais tarde esse jovem morreu e levou consigo o seu segredo, mas o pedido do ser infernal foi atendido. Convido você leitor a olhar atentamente para a imagem da ponte duplicada e verá o rosto daquele ser maligno, que ao mesmo tempo permanece escondido.
Outro ângulo:
Sinistro, não é?
Conclusão
Na realidade quem construiu essa ponte foi o império Otomano e após 500 anos de sua construção, ela continua firme e forte e com aspecto de nova, e em 24 de fevereiro de 1984, foi classificada monumento cultural da Bulgária e não é preciso dizer que ela se tornou um ponto turístico
A ilusão da face maligna pode ser explicada atraves de fenômeno mental chamado escotoma ,que na psicologia, o termo refere-se ao afastamento da realidade de um indivíduo.A pessoa cria uma fantasia.Em outras palavras os olhos veem o que a mente quer ver.
Quanto a lenda?Ela se mantém viva até hoje na imaginação dos moradores do rio Arda, e eles orientam não atravessar lá à noite, especialmente após a meia noite e com a lua cheia. Pois existem camponeses que juram ver o diabo dançando no meio dessa sinistra ponte esperando os incautos para carregar suas almas.
Para saber mais: