Geral

Rumo ao Inexplicável: Licantropia, a doença do Lobisomem

O lobisomem a espreita

Licantropia

O termo deriva do grego lykos (lobo) e anthropos (homem) e refere-se à transformação de um ser humano, nas noites de lua cheia, em um lobo ou em uma criatura híbrida. Em outras palavras, seria a “doença do Lobisomem”.

Origem e o primeiro Lobisomem

De origem incerta, porém secular, esse poderoso mito é encontrado em diversas culturas ao redor do mundo, desde o antigo Egito, passando pelas terras gregas e romanas, até se misturar às tradições de toda a Europa. A criptozoologia acredita que Anúbis, o deus egípcio da morte, cuja aparência antropozoomórfica é de cabeça de lobo e corpo de homem, seria o primeiro lobisomem.

Seria Anubis o primeiro lobisomem?

Na Idade Média, a licantropia estava associada a crenças sobre bruxaria e possessão demoníaca. Muitas vezes, indivíduos que apresentavam comportamentos considerados estranhos ou violentos eram acusados de serem lobisomens. Eles eram perseguidos e julgados como perigosos, e esses julgamentos muitas vezes resultavam em execuções, sobretudo pela Inquisição da Igreja Católica.

As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Aspectos clínicos

Essa lenda reflete medos coletivos sobre a natureza humana e seus impulsos mais primitivos. Contudo, no mundo contemporâneo, existe uma abordagem clínica da licantropia, conhecida como “licantropia clínica”, uma rara síndrome psiquiátrica em que a pessoa acredita ter se transformado ou estar se transformando em um lobo ou outro animal. Acredita-se que seja uma forma de transtorno psicótico, na qual delírios e alucinações levam a essa convicção. Embora raros, casos de licantropia clínica foram registrados na literatura médica, demonstrando o quanto esse mito pode ter raízes profundas na psique humana.

Bicudo, o lobisomem

Lobisomem e a cultura pop

Hoje em dia, a licantropia continua a ser um tema popular na cultura pop, especialmente em filmes, séries de TV, livros e jogos. O mito do lobisomem é explorado como uma metáfora para os conflitos internos do ser humano, como o controle dos impulsos e a luta entre a civilização e os instintos primitivos. Seja como uma lenda assustadora ou como uma reflexão sobre a natureza humana, a licantropia permanece uma parte fascinante do imaginário cultural.

Para saber mais:

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
Marcio do Nascimento Santana

Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

Recent Posts

PRF inicia ação educativa para tornar transporte de rochas mais seguro no ES

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em conjunto com o Sindirochas, realizou nesta segunda-feira (07), no…

3 minutos ago

Serviços gratuitos e feira empreendedora para mulheres em Anchieta neste sábado

Anchieta será o próximo destino da Caravana Margaridas, projeto itinerante da Secretaria Estadual das Mulheres…

2 horas ago

Governador lança estratégia de vacinação contra influenza no ES

O lançamento da vacinação contra a influenza, realizado nesta segunda-feira (07), contou com a participação…

2 horas ago

Cachoeiro Food Beer chega à 7ª edição prometendo agitar o feriadão em maio

Cerveja artesanal, gastronomia variada, música de qualidade e muita diversão para todas as idades. Essa…

17 horas ago

Atleta de Piúma é ouro em etapa do Brasileiro de Vôlei de Praia

A piumense Thâmela Coradello, ao lado da parceira sul-matogrossense Victoria Lopes, conquistou a medalha de…

18 horas ago

Petrobras lança seleção com bolsa de 20 mil para jornalistas

A Petrobras abriu, nesta segunda-feira (07/04), as inscrições da Seleção Petrobras de Jornalismo, iniciativa que oferece…

20 horas ago

This website uses cookies.