
O Doppelgänger
É uma palavra utilizada na cultura alemã para designar encontros de pessoas com seu sósia, ou um duplo sobrenatural. Ou seja, uma pessoa comum se encontrando com um irmão gêmeo fantasma. Essa palavra de origem germânica significa Duplo Ambulante e é amplamente designada para explicar esse fenômeno paranormal na cultura alemã. E esses encontros e avistamentos são vistos como um prenúncio de má sorte.
A estranha criatura
Alguns estudiosos do folclore alemão acreditam que o Doppelgänger seria uma criatura disforme com a capacidade de copiar todas as características de sua vítima e de segui-la por qualquer lugar. Uma companhia macabra e de mau agouro que trazia infortúnios, doença iminente ou futuros problemas de saúde.
Em outros estudos, baseados em depoimentos de populares, esse duplo perverso seria uma versão física de qualquer pessoa, porém com tendências para fazer maldades. E esse mito também está presente nas lendas nórdicas, na cultura viking. Eles também acreditavam que ver o próprio Doppelgänger era um presságio de morte e o responsável por plantar ideias malignas em seus gêmeos físicos. E há quem diga que esses duplos etéreos aparecem com o intuito de avisar os seus familiares e amigos de futuras tragédias.

O caso de Emilie Sagée
Emilie Sagée era uma professora de 32 anos que ministrava aulas no Pensionato Von Neuwelcke, na Letônia, e que se tornou vítima de um Doppelgänger. O ano era 1845 e em um belo dia, quando ela estava em sala com um giz na mão, escrevendo em seu quadro negro, as suas 13 alunas presenciaram uma situação bizarra. Outra pessoa do nada, apareceu ao lado de sua professora, uma pessoa idêntica a Emilie, que começou imitar todos os movimentos de sua versão física, porém sem nenhum giz nas mãos. A reação das meninas, claro foi de espanto e medo, e chegaram a gritar a professora, que ao virar para dar atenção as jovens não conseguiu ver a sua sósia. E em outro momento, as meninas avistaram novamente o mesmo gêmeo da professora parada na frente da sala de aula, enquanto a verdadeira Emilie Sagée de carne e osso caminhava nos jardins da escola.
Sinistro? Mas esse se tornou o mais famoso caso de Doppelgänger do mundo. Um caso devidamente registrado, estudado e testemunhado.
Famosos que encontraram seu Doppelgänger
- Abraham Lincoln
- Johann Wolfgang von Goethe
- Catarina, a Grande
- Rainha Elizabeth I
- Maria de Jesus de Agreda
- Isaac Newton
Explicação
O Ocultismo acredita no fenômeno da Bilocação, que seria a capacidade rara de uma pessoa estar em dois lugares no mesmo tempo, e em geral isso ocorreria por uma questão de capacidade psíquica ou por alguma manifestação espiritual. Um dos mais famosos estudiosos do Doppelgänger, o mago Aleister Crowley, defendia que um indivíduo pode projetar sua forma física de maneira etérea e transferir parte de sua consciência para ela. E assim viajar pelo plano astral, podendo estar em dois lugares na mesma hora. Como esse gêmeo seria uma manifestação energética, possibilitaria outras pessoas a enxergarem.
A Igreja Católica acredita que a bilocação seria mais um Carisma da fé, e que poucas pessoas podem realmente manifesta-lo. Como é o caso de São Padre Pio, que supostamente teria manifestado seu duplo e que pessoas puderam conversar com ele e com o seu gêmeo ao mesmo tempo.
Já a nossa querida e quase infalível Ciência acredita no fenômeno da Heautoscopia, que seria uma teoria desenvolvida pelo psiquiatra Karl Jaspers, que ele a classifica como uma patologia psiquiátrica, onde o indivíduo delira julgando que outras pessoas são seus sósias, ou tem ataques de alucinação consigo mesmo. O estresse e ansiedade seriam um dos gatilhos dessa manifestação psíquica.
Para saber mais:

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅










