A Verdade está lá fora…
O Arquivo X
Durante os gloriosos anos 90, o mundo veio a conhecer uma das mais icônicas series de TV e de ficção cientifica de todos os tempos, The X Files, ou Arquivo X aqui no Brasil. Exibida originalmente entre 10 de setembro de 1993 e 19 de maio de 2002, no canal norte-americano Fox. A série inovou ao trazer de forma original os bastidores dos investigadores do paranormal Fox Mulder e Dana Scully, ambos do FBI, em sua busca constante pela Verdade. Que segundo o seu criador e produtor Chris Carter, está lá fora.
Durante os 9 anos que ficou no ar, os fãs mais assíduos começaram a perguntar incessantemente ao FBI se a divisão do Arquivo X realmente existia. Diante de tamanho assédio essa instituição sempre respondeu de forma negativa sobre a existência de algum setor dedicado exclusivamente a investigação de casos inexplicáveis. Durante todo o período de exibição da série todas as reportagens envolvendo o Bureau de investigação deixavam claro que o Arquivo X nunca existiu, a não ser é claro na imaginação de seu criador.
O Arquivo Zero
Como toda mentira tem perna curta, atualmente o jornal San Francisco Chronicle revelou com exclusividade que o FBI realmente possui um departamento de investigação sobrenatural chamado de The 0 Files, ou Arquivo Zero. E que realmente Chris Carter tinha razão. Porém, o local é tão restrito que nem as telefonistas do Bureau sabiam onde ele se localizava.
A competência desse departamento é investigar teorias da conspiração e eventos bizarros, assim como pessoas suspeitas vinculadas a seitas fundamentalistas. E entre os vários exemplos seria uma suposta declaração de guerra dos mulçumanos aos EUA em 1995 e que na garagem do Word Trade Center havia uma bomba. Ou monitorar através das bibliotecas públicas e até mesmo pela internet pessoas que se interessem em ler o Mein Kampf, livro escrito por Adolf Hitler. E ainda existem vários outros relatos como pesquisa feitas em locais afetados por fortíssimos campos magnéticos entre outros. Há quem diga que o Arquivo Zero seria uma espécie de Área 51 civil.
Os funcionários desse setor muita das vezes tiram a sorte, brincando sobre quem irá alimentar o prisioneiro alienígena, ou quem vai pilotar o disco voador em forma de carro. O FBI declarou que a maioria dos casos ficam arquivados e que apenas os mais relevantes para a segurança nacional são investigados.
Pois é meu caro fã de Arquivo X… a Verdade estava lá dentro o tempo todo.
Para saber mais: