sex 3/maio/2024 20:48
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
O amaldiçoado Holandês Voador. Imagem divulgação

Rumo ao Inexplicável: O Infortúnio do Holandês Voador

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Navegando para a ruina e desgraça. Imagem divulgação.

O sol estava se pondo no horizonte, e um misterioso nevoeiro se aproximava, deixando os marinheiros da traineira de pesca agitados e em pânico. E muitos começaram a rezar. Ao longe os supersticiosos lobos do mar avistaram um hediondo navio de madeira, um poderoso veleiro que cortava furiosamente as ondas em direção a indefesa embarcação. Um enorme barco negro como a noite que se aproximava, com velas em trapos e esburacadas… Como esse titã macabro dos mares navegava? Uma duvida que enchia os corações dos homens de medo e incertezas…

Um cheiro de enxofre acompanhado de um vento frio como o toque letal da morte  anunciava a presença real  do navio conhecido como Holandês Voador, um dos mais sinistros Fantasma das Tumbas Aquáticas.

O terror se apossava de todos  que em desespero se lançavam ao mar buscando salvar suas almas da maldição do barco do inferno.

O Holandês Voador

Tudo começa com o intrépido, porém insensato Capitão Van der Decken que zarpou da cidade de Amsterdã, na Holanda em 1680 da Holanda em direção a região das Índias Orientais  para comprar as famosas e lucrativas  especiarias, como  seda, temperos, tinturas… E apos fazer os reparos necessários, comprou  tudo que podia para carregar de volta a sua terra natal, exigindo ao máximo tudo que o casco do navio aguentava, zarpou. E quando alcançou o Cabo da Boa Esperança (Antigo Cabo das Tormentas), uma poderosa tempestade surgiu, e ao invés de fazer uma manobra evasiva com a embarcação para evitar maiores danos, ele como se possuído por um demônio, com muita calma ascendeu seu cachimbo, e mesmo com ondas gigantescas açoitando a sua embarcação, ventos rasgando as velas, deu ordens a tripulação para que enfrentassem  a  tormenta.

A tripulação diante de tal ordem absurda logo se amotinaram, e o Capitão vendo que poderia perder o controle de seus marinheiros matou sem hesitar o líder dos amotinados e jogou o seu corpo no mar revolto. No momento em que o corpo do rebelde atingiu a água, o Capitão continuou a desafiar a ira do Deus todo poderoso, bradando em meio a tanta loucura que ele seria  eternamente condenado se não vencesse aquela tempestade e que navegaria por todas a eternidade até o dia do julgamento. E então no meio da chuva uma voz divina se fez ouvir: “Como resultado de suas ações, você está condenado a navegar pelos oceanos pela eternidade com uma tripulação fantasmagórica de homens mortos, trazendo a morte a todos que avistarem seu navio espectral e a nunca fazer porto ou conhecer um momento de Paz. Além disso, o fel será a sua bebida e o ferro em brasa, a sua carne. “Ou seja, meu caro leitor, o que ele desejou, ele recebeu.

Outra versão diz que  o capitão ao atravessar uma tempestade, foi visitado por Nossa Senhora, que apareceu atendendo às preces dos marinheiros desesperados por ajuda. Logo o capitão culpou a santa pelo infortúnio, e sem dó atacou a imagem, atraindo para si a maldição de continuar vagando pelos mares até o fim dos tempos.

Avistamentos 

O rei da Inglaterra, Jorge V e sua tripulação a bordo do navio HMS Inconstant, em sua viagem até a Austrália, no dia 11 de Julho de 1881, afirma em seu Diário de Bordo o avistamento do Holandês Voador, que misteriosamente navegava contra o vento e que ao se aproximar de seu navio ele simplesmente desaparecera.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Contra Almirante Alemão Karl Donitz, líder de esquadra, reportou a  Hitler, que segundo contam o Fuhrer acatou com naturalidade ,que um de seus submarinos, tinham comunicado via radio e  confirmado em diário de bordo, que avistaram o Holandês Voador, e que isso seria sinal de mau agouro, o que fez que essa embarcação bélica não participasse da Batalha de Suez.

Em 1932 ele teria aparecido no Triangulo das bermudas e em 1939, 100 nadadores que descansavam em uma praia na África do Sul , disseram ter avistado o Holandês Voador  navegando a todo o pano contra o vento.

O Navio

O lendário navio fantasma que causa naufrágios e traz em suas aparições desgraças anunciadas, seria no mundo real um Filibote, um veleiro muito comum e amplamente utilizado nos finais do século XVII e a  primeira metade do século XVIII. É uma embarcação tipicamente holandesa,  bastante utilizada pela Companhia Holandesa das Indias Orientais.

O Filibote ou Holandês Voador? Imagem divulgação

A explicação

O Holandês poderia realmente existir? Pois as aparições desse navio agourento podem ser explicadas atraves de uma explicação cientifica…Um fenômeno conhecido como Fata Morgana, que nada mais é que os raios de luz se curvando através das camadas de ar de varias temperaturas, resultando em um efeito semelhante a de lentes  refratárias na agua do mar, que pode produzir imagens invertidas de objetos e paisagens próximas. Levando em conta o período histórico em que surgiu a lenda, as superstições estavam em alta, e as ciências estavam engatinhando. Logo o sobrenatural se sobressaia ao racional e esse mito ganhou forças até o dia de hoje.

Porém vale ressaltar que o uso de substancias alucinógenas e álcool por parte de alguns marinheiros, era muito comum naquela época, o que levavam esses homens a terem alucinações, o que reforçava ainda mais a existência desse barco.

Holandês Voador e a cultura pop

O nosso navio fantasma se transformou em uma opera de Richard Wagner e teve uma ilustre participação na trilogia da serie de filmes Piratas do Caribe. Além de aparecer em desenhos animados, como Bob Esponja, também se tornou apelido do piloto holandês, da equipe Red Bull, Max Verstappen devido às suas fabulosas performances na pista, principalmente quando larga das últimas posições.

Para saber mais:

 

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Leia mais