A Invocação do Anjo Guardião
O ritual de Abramelin seria um rito mágico onde qualquer pessoa poderia invocar, conhecer e se unir ao seu santo anjo da guarda, ou o anjo guardião. E esse ser místico seria a própria manifestação do divino dentro do indivíduo. E uma vez que esse aspirante consiga o apoio de seu anjo, ele poderá controlar todos os espíritos das naturezas e todos os espíritos infernais. Porém se o ritual vier a falhar o praticante pode se tornar insano.
O Livro de Abramelin
Ele foi escrito por um judeu alemão entre os séculos XIV e XV, e o livro contendo o ritual é dividido em três obras, ou três tombos menores, sendo que o primeiro seria a autobiografia de um místico chamado Abraão, que procura a verdadeira e santa sabedoria, até que finalmente ele encontra um sábio egípcio chamado Abramelin, o egípcio que o ensina a arte da Magia Sacra;
O segundo livro, já descreve o ritual em si, de acordo com as instruções de Abramelin e nessa obra existe várias advertências sobre o uso de grimorios, sigilos ou nomes depreciativos, além de levar o leitor a aprender sobre os rituais de Salomão;
E o terceiro e último livro seria um manual de como usar talismãs mágicos para submeter os espíritos demoníacos a vontade do usuário, ou seja do mago. Cada talismã pode ser usado para obrigar um espírito a executar uma tarefa, semelhante ao ritual da Chave de Salomão.
O domínio dos três tombos pode conceder dons além da compreensão humana, além de poder invocar o anjo guardião o usuário pode até mesmo voar ou se transformar em outros seres.
O Ritual
Tentarei descrever de forma resumida como seria o complexo Ritual de Abramelin de invocação e tudo começa com o praticante exilado em uma casa longe de tudo e de todos, sem rádio, internet ou televisão e encerrada dentro de um círculo mágico feito por sal grosso. E assim completamente isolado o mago abrirá mão de roupas caras, se vestindo apenas de trapos e irá se submeter a longos períodos de jejum, abstinência sexual e muita oração. Não é permitido o uso de drogas ou qualquer outra substância alucinógena. O ritual também conta com uso de talismãs (entre eles o talismã do próprio Abramelin), invocações e uso de símbolos sagrados e pode levar meses, ou até mesmo anos para que o praticante tenha contato com seu anjo guardião. E se obter sucesso eles poderão conversar e assim se tornarem apenas um. Mas se fracassar o mago poderá ficar louco.
Esse ritual é considerado entre os mágicos e exotéricos como sendo extremamente cansativo e agressivo, uma vez que o aspirante será constantemente atacado por espíritos demoníacos, mas se perseverar até o fim obterá sua tão sonhada glória. Lembre-se que o mago não estaria negociando com o homem, mas sim com o próprio Deus.
R O L O R
O B U F O
L U A U L
O F U B O
R O L O R
Essa sequência de palavras seria um dos taslimãs mágicos de Abramelin.
Homens e Anjos
A justificativa de tal ritual, segundo alguns magos, tem origem dentro da própria Bíblia Sagrada, quando nos deparamos com os episódios de Jacó que lutou contra um anjo e também o mais famoso de todos, o episódio de Maria ao encontrar o Anjo da Anunciação. Ou seja, eles meu caro leitor, estão mais perto de nós do que acreditamos. Além de inúmeros relatos que presenciamos todos os dias de vários testemunhos de pessoas que afirmam que foram salvas pelo seu anjo da guarda.
No Cinema
O ritual de Abramelin apareceu pela primeira vez no filme Dark Song ou Vozes da Escuridão. Um trabalho impecável do diretor Liam Gavin, que consegue reproduzir nessa fantástica película o conceito de magia sacra e retratar de forma dinâmica a natureza repetitiva dos intrincados detalhes das orações do Ritual. Uma obra que vale a pena conferir.
Conclusão
O Tratado Sacro de Abramélin é estudado até hoje, inclusive por ocultistas modernos, como MacGregor Mathers e Alesiter Crowley. E todos eles são unanimes em dizer que o anjo da guarda mencionado pelo taumaturgo não deve ser compreendido apenas como uma entidade espiritual e sim como uma poderosa parte de nosso subconsciente… Seria mais como a parte mais autêntica do nosso ser, do nosso ego e também a parte mais poderosa. Seja como for o ritual guarda em si um mistério e um desafio, que seria a difícil tarefa de conhecer a si mesmo.
Para aprender mais: