ter 12/novembro/2024 07:39
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Tikbalang a criatura da loucura

Rumo ao Inexplicável: Tikbalang, a criatura da loucura

marcio-nascimento-15-10-2024
Marcio do Nascimento Santana
Tikbalang atrás de uma nova vitima

Você teria coragem de sair à noite e caminhar pelos campos e matas das Filipinas? Você teria coragem de pronunciar o seu nome? Você ousaria desafiar Tikbalang, a criatura da loucura?

 

Tikbalang

É uma criatura metade cavalo metade homem, um ser híbrido, antropozoomórfico do folclore filipino, mas ao contrário do centauro que possui quatro patas e corpo predominantemente equino, o Tikbalang anda em duas patas tem corpo de homem e cabeça de cavalo e vive, segundo as lendas, nas  montanhas, campos e florestas das Filipinas.

Um ser sobrenatural de poderes inimagináveis,  podendo se tornar invisível, encolher e ficar gigante, imitar as vozes das pessoas e sons de qualquer animal, se transformar em homens, possui força sobre humana.. Para muitos filipinos ele é um demônio que gosta de tomar banho apenas em noites de lua cheia.

O Tikbalang gosta de perseguir seres humanos, fazendo os viajantes se perderem até leva-los à loucura, ataca as virgens ao se transformar em um homem, assombra os sonhos dos camponeses transformando em pesadelos, adora chupar sangue de animais e fazer tranças nas crinas dos cavalos, ergue pedras e as arremessas em carroças… E de acordo com os Filipinos ele adora atacar os cristãos que não guardam a quaresma. E o Tikbalang não teme a cruz, e embora possa parecer invencível, ele, através de rituais de magia, pode ser domado. E uma forma de evitar um ataque desse magnifico predador sobrenatural seria colocar a camisa do avesso.

 

A Origem

A criatura Tikbalang surgiu durante o período da colonização espanhola. Uma vez que foram esses conquistadores que  introduziram os cavalos nas Filipinas e, em seguida, com objetivo de manter o controle social da população, que era extremamente supersticiosa, criaram essa lenda para assustar os moradores nativos.

Uma lenda que uma vez criada só ganhou força através dos séculos. E até hoje povoa o riquíssimo imaginário dos povos da América Central. Vale ressaltar que um Tikbalang também possui em sua crina vários espinhos pontiagudos, e qualquer  pessoa que obtiver um desses espinhos pode usá-los como talismã para manter a criatura como seu servo.

 

Para saber mais:

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

presidio

Projeto veta visita íntima em presídios do Espírito Santo

xr:d:DAGCgOMT6eY:4,j:3486211075150806121,t:24041516

Evento em Cachoeiro capacita profissionais para lidar com moradores de rua

aniversario-anthony-11-11-2024

Fã da PM, menino de 6 anos ganha surpresa de aniversário dos policiais

helenice-ferraco-11-11-2024

Morre Helle’Nice Ferraço, irmã do prefeito eleito Theodorico Ferraço

chico-joao-grilo-compadecida

O Auto da Compadecida – parte 1

trilhos-estrada-de-ferro-10-11-2024

Do que você tem medo?

lobisomen-10-11-2024

Rumo ao Inexplicável: Licantropia, a doença do Lobisomem

vinho10-11-2024

Nosso senso de paladar

Leia mais
plugins premium WordPress