“Sou o Rei de Salém, dissera o velho.
– Por que um rei conversa com um pastor? – perguntou o rapaz,
envergonhado e admiradíssimo.
– Existem várias razões. Mas vamos dizer que a mais importante é que você
tem sido capaz de cumprir sua Lenda Pessoal.
O rapaz não sabia o que era Lenda Pessoal.
– É aquilo que você sempre desejou fazer. Todas as pessoas, no começo da
juventude, sabem qual é sua Lenda Pessoal.
“Nesta altura da vida, tudo é claro, tudo é possível, e elas não têm medo de
sonhar e desejar tudo aquilo que gostariam de ver fazer em suas vidas. Entretanto, à medida
em que o tempo vai passando, uma misteriosa força começa a tentar provar que é
impossível realizar a Lenda Pessoal.
O que o velho estava dizendo não fazia muito sentido para o rapaz. Mas ele
queria saber o que eram “forças misteriosas”; a filha do comerciante ia ficar boquiaberta
com isto.
– São as forças que parecem ruins, mas na verdade estão ensinando a você
como realizar sua Lenda Pessoal. Estão preparando seu espírito e sua vontade, porque
existe uma grande verdade neste planeta: seja você quem for ou o que faça, quando quer
com vontade alguma coisa, é porque este desejo nasceu na alma do Universo. É sua missão
na Terra.”
Trecho do livro: O Alquimista de Paulo Coelho
Urim e Tumim
É uma expressão proveniente do hebraico e significa luzes e perfeições e seria um oráculo de adivinhação amplamente utilizado pelos antigos israelitas, para prever o futuro e determinar a vontade de Deus sobre diversos acontecimentos. E de acordo com os registros históricos Urim e Tumim eram descritas como sendo duas pedras, uma de cor branca e a outra de cor preta, e que eram colocadas juntas a outras dez pedras, e transportadas na veste peitoral chamada de Hosher, do Sumo Sacerdote de Israel. E essas 12 pedras representam as doze tribos de Israel.
A sua primeira aparição bíblica se encontra em Êxodo 28:30:
Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar perante o senhor; assim, Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do senhor continuamente.
E para consultar esse oráculo, o sumo sacerdote colocava essas pedras em um saco escuro e fazia uma pergunta objetiva, e enfiava a mão nesse saco, se retirasse a pedra negra a resposta era não e se retirasse a pedra branca a resposta era sim. E assim, atraves dessa rápida consulta, eles discerniam a vontade do altíssimo, sobre o evento consultado e conseguiam dessa forma orientar o povo.
Embora as escrituras sagradas condenem veementemente adivinhos e jogos de azar, o Urim e Tumim são a única pratica de adivinhação realmente permitida por Deus na Bíblia.
Rei Melquisedeque
Foi o rei da cidade de Salem e sacerdote contemporâneo de Abraão e seu nome do hebraico significa Rei de Justiça , e embora seja um personagem bíblico misterioso, foi ele quem tornou famoso o Urim e Tumim, e claramente era um verdadeiro adorador do único Deus, e ele aparece e nos livros de Salmos e Hebreus.
Há Historiadores que acreditam que Melquisedeque era o próprio Jesus e que Salem era a Jerusalém primitiva.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Urim e Tumim referências bíblicas
Colocou-lhe, então, o peitoral, no qual pôs o Urim e o Tumim. (Levítico 8, 8)
Ele, pois, se apresentará perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele inquirirá segundo o juízo do Urim, perante o Senhor; segundo a ordem de Eleazar sairão, e segundo a ordem de Eleazar entrarão, ele e todos os filhos de Israel, isto é, toda a congregação.(Números 27, 21)
E o governador lhes intimou que não comessem das coisas santíssimas, até que se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim. (Esdras 2, 63)
Conclusão
Embora o Urim e Tumim tenha sua importância na cultura judaica, somente os sacerdotes podiam utiliza-los quando era preciso tomar uma decisão ou escolha importante. Porém com o advento do novo testamento esses métodos mecânicos de discernimento foram ao poucos deixando de serem utilizados, uma vez que segundo o cristianismo todo cristão pode discernir a vontade de Deus pela ação do Espírito Santo que ilumina o seu entendimento para que ele possa compreender a perfeita revelação divina nas escrituras.
Mas isso não significa que o Urim e Tumim cairam em desuso, pelo contrario, ele é utilizado até hoje por esotéricos, bruxas e bruxos, e por alguns cristãos e também judeus.
E vale destacar que essas pedras de oráculo aparecem no livro O Alquimista do escritor brasileiro Paulo Coelho, e que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias utilizam o Urim e Tumim presos em um arco de ouro, o qual acreditam que o profeta Joseph Smith Jr. utilizou para decifrar e traduzir o texto do Livro de Mórmon.
Para saber mais: