dom 13/abril/2025 00:33
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Sábado tem caminhada até a Serra do Caramba. Saída será da avenida Beira Rio

redacao
Redação Dia a Dia

A Organização não Governamental (ONG) Caminhadas e Trilhas promove mais uma evento neste sábado (26) em direção à Serra do Caramba, no bairro Alto São Geraldo, em Cachoeiro.

O encontro para a partida será às 6h no ponto de ônibus do início da avenida Beira Rio, em frente ao Salão Mustang. O transporte será feito em ônibus urbano.

Segundo o organizador da aventura, o fundador da ONG João Luiz Madureira, a caminhada é de nível médio e vai percorrer a zona rural de Cachoeiro, passando pelos bairros IBC e pelas comunidades de Santa Teresa e Antas, terminando no entorno do Caramba.

“Vamos fazer um movimento para a criação da Unidade de Conservação do Caramba (APA), para preservação de todo o entorno”, enfatiza João Luiz.

Segundo ele, ao fim da aventura, haverá um almoço de confraternização no Bar/Restaurante Pirote , em que cada um deverá arcar com suas despesas.

Embora o evento seja gratuito, é preciso confirmar a participação informando o nome e o CPF pelo e-mail  joaoluiz@caminhadasetrilhas.com.br, ou pelo telefone 28.99915.6889.

 

Unidade de Conservação do Caramba

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

 

João Luiz Madureira destaca que criar a unidade de conservação é de fundamental importância para a manutenção da qualidade de vida de todos.

“O município de Cachoeiro, com um tamanho significativo em termos de km2, possui poucas Unidades de Conservação, possuindo o Mona do Itabira, a Floresta Nacional de Pacotuba e apenas uma RPPN. É muito pouco”, enfatiza.

O fundador da Ong Caminhadas e Trilhas ressalta que o entorno do Caramba é um local de intensa pressão imobiliária, com vários loteamentos, e é a montanha mais próxima do Centro da Cidade, e de fácil acesso, e que por isso a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA ), que é uma modalidade de Unidade de Conservação do grupo de Uso Sustentável , não demandaria zona de amortecimento, não gerando impacto para a cidade.

“A APA do Caramba provocaria um desenvolvimento integrado ao meio ambiente. E ainda poderia gerar renda com turismo e outras atividades”, pontua.

Segundo Madureira a ONG já pensava há muito tempo neste assunto, mas há cerca de um ano está conversando com o Ministério Público, Secretaria de Meio Ambiente, Ibama, Entidades da Sociedade Civil e outros entes, procurando a sensibilização para a criação da APA do Caramba.

“Produzimos até um vídeo para este fim. É uma pergunta que deixamos no ar, por que não criar e preservar uma montanha emblemática para a cidade que até no nome é diferente, tal como é aprovado vários daqueles loteamentos enormes daquela região?”, questiona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
voo livre-casteloa-11-04-2025

Voo livre: Castelo recebe três eventos em uma semana na rampa de Ubá

Conheça as melhores espécies de jasmim para o seu jardim

Conheça as melhores espécies de jasmim para o seu jardim

Municípios vão receber médicos para saúde da família

Municípios receberão 73 médicos para formação em Saúde da Família

Procon lança novo canal para denúncias do consumidor

Procon-ES lança novo canal virtual para registro de denúncias

prouni-enem

Período para solicitar isenção da taxa do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (14)

raio

Previsão indica tempestade, ventos e granizo para o sul do ES

Casa cultural governador-10-04-25

Parque Cultural Casa do Governador vai receber mais de 750 atividades em 2025

dengue-kennesya-10-04-25

Kennedy realiza ações na Semana Nacional de Combate à Dengue

Leia mais