dom 15/dezembro/2024 22:57
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Sábado tem caminhada até a Serra do Caramba. Saída será da avenida Beira Rio

redacao
Redação Dia a Dia

A Organização não Governamental (ONG) Caminhadas e Trilhas promove mais uma evento neste sábado (26) em direção à Serra do Caramba, no bairro Alto São Geraldo, em Cachoeiro.

O encontro para a partida será às 6h no ponto de ônibus do início da avenida Beira Rio, em frente ao Salão Mustang. O transporte será feito em ônibus urbano.

Segundo o organizador da aventura, o fundador da ONG João Luiz Madureira, a caminhada é de nível médio e vai percorrer a zona rural de Cachoeiro, passando pelos bairros IBC e pelas comunidades de Santa Teresa e Antas, terminando no entorno do Caramba.

“Vamos fazer um movimento para a criação da Unidade de Conservação do Caramba (APA), para preservação de todo o entorno”, enfatiza João Luiz.

Segundo ele, ao fim da aventura, haverá um almoço de confraternização no Bar/Restaurante Pirote , em que cada um deverá arcar com suas despesas.

Embora o evento seja gratuito, é preciso confirmar a participação informando o nome e o CPF pelo e-mail  joaoluiz@caminhadasetrilhas.com.br, ou pelo telefone 28.99915.6889.

 

Unidade de Conservação do Caramba

 

João Luiz Madureira destaca que criar a unidade de conservação é de fundamental importância para a manutenção da qualidade de vida de todos.

“O município de Cachoeiro, com um tamanho significativo em termos de km2, possui poucas Unidades de Conservação, possuindo o Mona do Itabira, a Floresta Nacional de Pacotuba e apenas uma RPPN. É muito pouco”, enfatiza.

O fundador da Ong Caminhadas e Trilhas ressalta que o entorno do Caramba é um local de intensa pressão imobiliária, com vários loteamentos, e é a montanha mais próxima do Centro da Cidade, e de fácil acesso, e que por isso a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA ), que é uma modalidade de Unidade de Conservação do grupo de Uso Sustentável , não demandaria zona de amortecimento, não gerando impacto para a cidade.

“A APA do Caramba provocaria um desenvolvimento integrado ao meio ambiente. E ainda poderia gerar renda com turismo e outras atividades”, pontua.

Segundo Madureira a ONG já pensava há muito tempo neste assunto, mas há cerca de um ano está conversando com o Ministério Público, Secretaria de Meio Ambiente, Ibama, Entidades da Sociedade Civil e outros entes, procurando a sensibilização para a criação da APA do Caramba.

“Produzimos até um vídeo para este fim. É uma pergunta que deixamos no ar, por que não criar e preservar uma montanha emblemática para a cidade que até no nome é diferente, tal como é aprovado vários daqueles loteamentos enormes daquela região?”, questiona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

acidente-carreta-onibus-br-101-11-12-2024

Papai Noel chega neste sábado à Praça de Fátima em Cachoeiro

automovel-apreendido-14-12-2024

Motorista escolar de prefeitura do Caparaó colide com veículos e é detido por embriaguez

caim

Rumo ao Inexplicável: A Marca de Caim

camara-vereadores-alto-13-12-2024

Câmara de Cachoeiro será destaque no Tour 360º a partir de segunda-feira

morte-crianca-ibatiba-13-12-2024

Menino de 10 anos morre após suposta agressão em escola de Ibatiba

Árvore de Natal e feira de artesanato

Contagem regressiva para programação de Natal na Praça de Fátima em Cachoeiro

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

coletiva-ferracob-12-12-2024

Ferraço revela a equipe que irá comandar Cachoeiro a partir de janeiro

Leia mais
plugins premium WordPress