Em tempos de festas de fim de ano, quando as compras aumentam, nada melhor do que ter um aplicativo que facilite o atendimento do Procon de forma on-line, caso o consumidor tenha alguma dúvida ou reclamação. Outras opções disponíveis nesta ferramenta são os serviços da Secretaria da Fazenda e da Ouvidoria.
Lançado oficialmente pela prefeitura, o aplicativo Cachoeiro On-line, é a nova plataforma da gestão municipal que visa facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, como agendamentos e abertura de solicitações.
Dentre as funcionalidades estão os serviços disponíveis do Procon de Cachoeiro. Na área focado no órgão, é possível registrar reclamações, acompanhar processos abertos, agendar consultas presenciais e, ainda, ter acesso a informações da área para os cidadãos.
Para baixar o app Cachoeiro On-line é muito simples: basta acessar a loja virtual do celular e fazer o download gratuito. O aplicativo está disponível para iOS e Android.
Depois de instalado, o usuário precisa fazer um cadastro, preenchendo todas as informações necessárias e, logo em seguida, pode navegar pelas opções; a do Procon se encontra logo na página inicial, do lado direito.
Com isso, o cidadão não precisará, necessariamente, comparecer até a agência do órgão. A ação visa, além de dinamizar o tempo do usuário, diminuir o tempo de espera para os atendimentos.
De acordo com o coordenador do Procon de Cachoeiro, Luisinho Terere, no munícipio, o órgão tem o índice de 80% de resolução dos casos. Com a nova ferramenta disponível, a tendência é que esse número seja ainda maior.
“Essa nova possibilidade representa um avanço significativo das atividades deste órgão. Os Procons estão entre os órgãos de maior credibilidade junto à população, devido a seu alto índice de resoluções e, aqui em Cachoeiro, nosso interesse é que essas resoluções cresçam”, salienta.
O coordenador, orienta, no entanto que é válido que, antes de abrir uma reclamação, o consumidor pode tentar contato com a empresa para buscar um acordo amigável.
Outras funcionalidades
No “Cachoeiro On-line”, de acordo com a Coordenadoria Executiva de Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes (CTI), também estão ativos dos módulos de atendimentos de Agendamento e Ouvidoria.
No Agendamento, o cidadão consegue marcar atendimento de serviços da Secretaria Municipal de Fazenda, como: cadastro imobiliário, IPTU, dentre outros. Já na Ouvidoria, é possível fazer solicitações, reclamações e sugestões.
No entanto, em breve, o aplicativo Cachoeiro On-line disponibilizará um assistente virtual com reconhecimento de voz e texto, serviços na área de saúde, informações sobre transporte público, chamados, dúvidas e outros serviços.