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O Paulo Pereira, assim como outras unidades de saúde, estarão funcionando. Foto: Márcia Leal/PMCI

Saiba como funcionam os serviços públicos em Cachoeiro durante o risco extremo

redacao
Redação Dia a Dia

Com o município de Cachoeiro de Itapemirim classificado no grau de risco extremo pelo governo do estado, há restrições no atendimento ao público em algumas repartições, com exceção, para os serviços considerados essenciais.

Veja abaixo como vai funcionar cada serviço.

 

Saúde

Todos os serviços da rede municipal de saúde estão funcionando normalmente.

 

Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) funcionará em regime de teletrabalho e escalas presenciais para realização das atividades essenciais, de segunda a sexta-feira, no horário das 12h às 18h.

Para atendimento presencial, é necessário agendar previamente através de contato telefônico. Os números dos setores podem ser consultados na página da secretaria, no site da Prefeitura – www.cachoeiro.es.gov.br.

As unidades de ensino funcionarão às quintas e sextas-feiras, das 12h às 18h. Para atendimento presencial, é necessário que os pais ou responsáveis agendem previamente através de contato telefônico com os gestores escolares das respectivas unidades de ensino em que seus filhos estão matriculados de forma a evitar aglomerações.

 

Segurança

A Guarda Civil Municipal trabalhará normalmente. Os guardas poderão ser acionados, em caso de necessidade, via 190 (Ciodes). A Defesa Civil também poderá ser acionada, a qualquer hora, pelo telefone de plantão: (28) 98814-3497. (revezamento, todos os dias, de 8h às 14h, pelo telefone 199).

 

Manutenção, limpeza e cemitério

A coleta de lixo funcionará normalmente. Também haverá funcionários em regime de escala, atuando no cemitério municipal do Coronel Borges. Eles atenderão das 7h às 17h e, depois desse horário, haverá um servidor de plantão na capela mortuária. Solicitações de serviços de manutenção e limpeza pública devem ser feitas pelo telefone 156, da Ouvidoria Geral do Município.

 

Ouvidoria

Além do 156, a Ouvidoria Geral do Município recebe solicitações de serviços, pedidos de informação e outras manifestações por meio do aplicativo “TodosJuntos”, que pode ser baixado, gratuitamente, na loja de aplicativos de qualquer celular. Outras opções são a página www.cachoeiro.es.gov.br/ouvidoriageral, telefone 3155-5237 e WhatsApp (98814-3357). Atendimentos presenciais estão suspensos.

 

Urbanismo e mobilidade

Na Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, o atendimento ao público será feito somente pelo telefone 3155-5200, de segunda a sexta, das 10h às 16h.

 

Trânsito

Agentes de trânsito trabalham em regime de escala e podem ser acionados pelo telefone 190 (Ciodes).

 

Transporte coletivo

O serviço de transporte coletivo está suspenso até domingo (11), conforme determinação do governo estadual. Já o programa Ir e Vir, direcionado a cadeirantes, está atendendo apenas demandas para deslocamento para tratamento de saúde. Quem precisar do serviço deverá entrar em contato pelo telefone 2101-1877.

 

Rotativo

O estacionamento rotativo funcionará quarta, quinta e sexta-feira, de 10h às 18h.

 

Procon

No Procon, não haverá atendimento. Os consumidores que precisem registrar reclamações devem acessar o site www.consumidor.es.gov.br, ou pelo aplicativo para celular ‘Procon ES’, que pode ser baixado, gratuitamente, através das lojas on-line: Play Store ou Apple Store.

 

Secretaria de Fazenda

Atendimentos presenciais foram suspensos. A alternativa sugerida é a utilização do processo eletrônico para a realização de alguns procedimentos, no site processos.cachoeiro.es.gov.br.

 

Agersa

Na Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), os atendimentos presenciais estão suspensos. Para acionar o órgão, é preciso entrar em contato por meio do telefone (28) 99917-3262, de segunda a sexta, de 12h às 18h. Outras opções são o e-mail [email protected] ou o site agersa.es.gov.br.

 

Desenvolvimento Econômico

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), o agendamento para emissão da Carteira Nacional do Artesão seguirá sendo realizado. Os interessados precisam marcar, pelo telefone 3155-5223 ou pelo e-mail: [email protected], um horário para o teste de aptidão realizado na sede da secretaria, localizada no Museu da Ciência e da Tecnologia, no bairro Coronel Borges.

 

Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor fará atendimento remoto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo telefone 3155-5292 ou pelo e-mail: [email protected]. Os atendimentos do NossoCrédito também serão feitos por telefone, através do número 3522-4445, das 9h às 15h, e pelo e-mail [email protected].

 

Espaços culturais

Os espaços culturais do município estão fechados. O setor administrativo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo funcionará em regime de home office, às segundas, quartas e sextas, das 12h às 16h, apenas com atendimento remoto, pelo e-mail ([email protected]) e pelos telefones 3155-5309 ou 3155-5221.

 

Esporte e lazer

Estão suspensas as atividades e aulas com profissionais de educação física da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp), nos espaços esportivos de lazer. No entanto, a Semesp está produzindo e publicando vídeos com atividades esportivas no canal do YouTube (Semesp Cachoeiro).

 

Agricultura

As Feiras Livres da Agricultura Familiar estão suspensas. A Secretaria Municipal de Agricultura atende, de segunda a sexta, das 8h às 16h, pelos telefones 3521-1963, 3521-1385 e 3521-1147. Nos mercados municipais Quincas Leão e São João, podem funcionar os estabelecimentos que vendem hortifrutigranjeiros e outros alimentos.

 

Assistência social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai manter o funcionamento que foi adotado durante a classificação de risco alto para covid-19.

Funcionarão de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Conselho Tutelar e a Central de Benefícios, que atende demandas sobre CAD único, Benefício de Prestação Continuada (BPC); Tarifa Social e Passe livre.

 

CONHEÇA ALGUNS SERVIÇOS

 

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)

Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, 692 – Centro. Telefone: 3155-5303.

 

– Centro de Referência de Assistência Social (Cras):

Alto União – Rua José Olímpio Gomes, 614-722 – Telefone: (28) 3155-5413

Jardim Itapemirim – Rua Aryo Sardemberg, 1 – Telefone: (28) 3155-5329

Village da Luz – Rua Pedro Pereira, s/n – Telefone: (28) 3155-5259

Zumbi – Rua Maria Dolores Santana – Telefone: (28) 3526-7880

Distrito de Burarama – Rodovia João Zago, s/n – Telefone: (28) 3539-3014

Distrito de Itaoca – Rua Braz Vivácqua, s/n – Telefone: 3526-8717

Rui Pinto Bandeira – Rua Apóstolo Mateus – Telefone: 3522-9535

 

– Conselho Tutelar

Conselho Tutelar – Regional I  –  Rua Ronilson Rodrigues, 19 – Monte Cristo – Telefone (28) 98814-3507

Conselho Tutelar – Regional II – Rua Joubert Alves Ayub, 48/50 – Ilha da Luz – Telefone (28) 98814-3515

 

– Central de Benefícios

Endereço: rua Dona Joana, nº 25, no imóvel da esquina com a praça São João, no Centro – Telefone 3155-5235

 

– Banco de Alimentos

Endereço: rua Moisés Campos Pancini, S/N – Aeroporto. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 14h – Telefone: (28) 3521-911

 

– Espaço Vida

Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) continuará funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Fica localizado na rua Deodoro da Fonseca, nº 98, no bairro Independência. O telefone de contato é 3521-1922.

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