Escombros após explosão em Beirute. Foto: Reprodução de vídeo/Twitter

Saiba o que é nitrato de amônio, que pode ter causado explosão no Líbano

Saiba o que é nitrato de amônio, que pode ter causado explosão no Líbano
Saiba o que é nitrato de amônio, que pode ter causado explosão no Líbano
Redação Dia a Dia

O nitrato de amônio é a principal substância suspeita de ter causado a mega explosão na área portuária de Beirute, no Líbano, na tarde de terça-feira (4). Ele é usado como fertilizante e também em materiais explosivos.

Segundo o presidente do Líbano, Michel Aoun, 2.750 toneladas do composto estavam estocados em um depósito na região, sem a segurança necessária. A mega explosão deixou mais de 100 mortos e 4 mil feridos. Autoridades investigam o que teria funcionado como gatilho para que a explosão acontecesse, como um fio com defeito ou um incêndio.

Material estocado

Segundo o primeiro-ministro Hassan Diab, o depósito onde o nitrato de amônio estava armazenado existia desde 2014.

Nitrato de amônio é usado como fertilizante. Foto: Divulgação

“É inadmissível que um carregamento de nitrato de amônio, estimado em 2.750 toneladas, esteja em um armazém há seis anos, sem medidas preventivas. Isso é inaceitável e não podemos permanecer calados sobre esse assunto”, disse o premiê.

Leia mais: Vídeos mostram grande explosão em área portuária de Beirute

O nitrato de amônio é um sal branco e inodoro usado como base para muitos fertilizantes nitrogenados em forma de grânulos, altamente solúveis em água. A substância também pode ser utilizada na produção de explosivos e bombas.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias