sex 26/abril/2024 19:46
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Salão da Cachaça tem mais de 20 alambiques capixabas entre os expositores

Camila Soares

Branquinha, aguardente, pinga ou simplesmente cachaça. Tipicamente brasileira, a bebida já faz parte do cardápio nos diversos eventos do país. Tema de músicas, principalmente, sertanejas, a aguardente tem papel importante para a economia capixaba. São cerca de 3 mil pessoas empregadas pelo setor, em aproximadamente 170 plantas de alambique.

Vinte e uma delas estão presentes no 1° Salão da Cachaça, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Vitória. O evento nacional reúne o Salão de Negócios e o Congresso Brasileiro da Cachaça. O objetivo é debater as mudanças no setor, uma vez que o setor tem desenvolvido muito, principalmente em renovação de parques fabris, e além de estar recebendo novos investimentos em infraestrutura e em pesquisas acadêmicas, também tem atraído um novo público consumidor.

“O salão é um evento comercial, mas também é voltado para se discutir os problemas, as necessidade e principalmente as perspectivas do setor, uma vez que a cachaça tem ganhado reconhecimento em setores que não tomavam cachaça, e isso tem colaborado no crescimento da melhoria da qualidade dela no Brasil todo”, explica um dos idealizadores do evento e também produtor de cachaça, Adão Céllia.

Tradição

Entre as expositoras está a cachaçaria Floresta. Da região de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, a produção existe há quase um século e mistura tradição e modernidade. Com a produção de qualidade, Gilvandro Gava, que é o produtor deste alambique ressalta a importância de um evento como este para colocar a cachaça capixaba no mercado nacional.

“Havia uma necessidade de alavancar as melhores cachaças do Espírito Santo, nos colocando em mesmo nível dos demais estados. Temos excelentes cachaças de Norte a Sul do Estado. Os alambiques tradicionais do Estado fabricam excelente cachaça e estávamos desmotivados por tanta invasão de produtos de outros estados, nos tirando grande parte das vendas com cachaça de qualidade fabricadas em alambiques de cobre”, disse Gava.

A cachaça de qualidade, além de ser feita no alambique de cobre, deve seguir alguns processos fabris.

“Quando a pessoa produz a própria matéria-prima que é a cana, colhida a mão, sem agrotóxico, sem queimada, que tem estrutura de produção de fermentação com fermentos selecionados, o produtor ganha muito na sofisticação do produto em aroma, limpeza do produto, no sentido de não ter contaminantes, tipo metanol, que fazem extremamente mal a organismo. Você só fica com a parte nobre do produto que é o coração da bebida. Quando não é feito como esse cuidado com esse esmero, com as boas práticas industriais você não tem esse produto de qualidade”, completou.

Experiências

O Espírito Santo é o terceiro maior produtor da bebida no Brasil, perdendo apenas para Minas Gerais e São Paulo, que ocupam respectivamente, primeiro e segundo lugar.  Segundo Gilvandro, o momento proporcionado pelo Salão é de convergir experiências e se interagir com o público consumidor.

“O mais importante é o consumidor, que não conhece os infinitos sabores que cada alambique pode produzir, estar vivenciando esse momento com os produtores capixabas”, afirma.

O evento reúne 70 alambiques de diversas partes do país e mais de 300 rótulos de cachaça. A expectativa é de uma movimentação financeira de R$ 1,5 milhão.

Serviço

1º Salão da Cachaça
Data: sexta-feira (6)
Horário: 13h às 23h30
Local: Centro de Convenções de Vitória – Vitória

Drogas_Alegre_26_04_24

PM resgata bebê de 8 meses em local insalubre de consumo de drogas em Alegre

Ricardo_Ferraço_China_26_04_24

Primeiro laboratório de excelência em mobilidade elétrica do Brasil será no ES

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

Leia mais