Mesmo assegurando que suas barragens estão estáveis, a Samarco realiza entre os dias 27 e 30 de julho testes das sirenes do sistema de alarme na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Muniz Freire, nas comunidades de Itaici e Guaribu.
Segundo a empresa, a PCH é monitorada sete dias por semana, durante 24 horas, pelo seu Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), que contaria com mais de mil equipamentos de última geração, que transmitem os dados em tempo real para uma equipe especializada, formada por técnicos e engenheiros especialistas.
Além do teste das sirenes do sistema de alarme, a Samarco garante que também são realizadas inspeções periódicas em campo.
A ação está sendo realizada em parceria com a Defesa Civil de Muniz Freire com objetivo de contribuir para que as comunidades conheçam e se mantenham atentas ao sistema de comunicação para situações de emergência.
A iniciativa está alinhada ao Plano de Ações de Emergência (PAE). Não haverá necessidade de deslocamento das comunidades para o teste.