ter 17/maio/2022 05:07
Base do Samu 192 em Rio Novo do Sul. Foto: Alessandro de Paula

Samu 192 chega a mais uma cidade do Sul do Estado: Rio Novo do Sul

Samu 192 chega a mais uma cidade do Sul do Estado: Rio Novo do Sul
Alessandro Araujo de Paula

A partir da próxima terça-feira (26), a cidade de Rio Novo do Sul passa a contar com uma base do Samu 192. Com isso, o Estado chega a 75 municípios com esse serviço de atendimento móvel de urgência.

A unidade em Rio Novo do Sul contará com investimento anual superior a R$ 25 mil, dos quais R$ 15 mil virão do Governo do Estado e o restante como contrapartida do Município.

“Antes do governo Casagrande só havia base do Samu 192 em 17 municípios, hoje estamos com base em 75 e até o dia 25 vamos abrir as outras três que faltam para chegar a 100% do Estado”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, que participou da comitiva do governador em visita a Rio Novo na quinta-feira (21).

Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. Foto: Alessandro de Paula

Segundo ele, as três bases do Samu serão implantadas nos municípios de Alfredo Chaves, Itapemirim e Bom Jesus do Norte.

“Com o Samu 192, o paciente tem a garantia do que chamamos de vaga zero. O Samu não precisa fazer consulta se aquele hospital tem vaga ou não. Ele já tem o hospital fixo, leva o paciente e tem a garantia do acesso ao atendimento hospitalar”, explicou Nésio.

O secretário complementa, dizendo: “O Samu reduz o tempo de resposta em situações de urgência e emergência onde o tempo é vida ou uma menor sequela na vida do usuário do SUS”.

Nésio destaca que o governo organizou o Estado para alcançar 100% dos municípios, financiando 60% dos custos. Junto com o Consórcio dos Municípios foi licitada uma empresa que faz a operação do serviço.

Além disso, explicou, toda central de regulação é financiada pelo Estado. Portanto, quando alguém liga para o 192, a ligação cai numa central que tem o mapeamento do Espírito Santo, com tecnologia GPS, o que garante a localização e o atendimento mais rápido da vítima.

Ultimas Notícias
%d blogueiros gostam disto: