Referência no Sul do Estado no tratamento do Covid-19, a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim anunciou a ampliação ainda nesta quinta-feira (7) do número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com a doença.
De 21 leitos até quarta (6), a instituição passará a disponibilizar 29 para atender aos pacientes mais graves vindos de municípios do Sul do Estado.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, no início da pandemia a Santa Casa começou com 10 leitos. Depois, a medida que foi aumentando o número de casos subiu para 14, ampliou para 21 e agora chega a 29.
De acordo com o último boletim da Santa Casa, 16 pacientes estavam internados na UTI até quarta-feira, o que representava 76% de ocupação. Se contar com os novos leitos, e se não chegarem mais pacientes, o índice de ocupação cai para 55%.
Já na enfermaria havia até quarta-feira 15 pacientes internados. O hospital informou que disponibiliza 21 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 neste setor.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Novo boletim será divulgado até o final do dia.
O superintendente da Santa Casa, o padre Evaldo Ferreira, explica que ao todo, o hospital tem capacidade instalada de 208 leitos entre UTI e enfermarias e, caso seja necessário, outras vagas poderão ser abertas.
Ele alertou ainda que desde semana passada, o hospital passou a atender apenas urgência e emergência do trauma e cirurgia geral, além dos casos de internação de coronavírus.
E concluiu: “Essa medida visa desafogar o atendimento ambulatorial e também evitar aglomerações no Pronto Socorro”, explicou o superintendente