Santa Casa Castelo fecha as portas. Foto: Santa Casa Castelo

Santa Casa de Castelo é fechada, mas expectativa é de que não haja demissões

Santa Casa de Castelo é fechada, mas expectativa é de que não haja demissões
Redação Dia a Dia

A Santa Casa de Castelo, administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro, fechou as portas nesta terça-feira (30) aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). a instituição era o único hospital do municipio.

O motivo seria o vencimento do convênio com a Prefeitura de Castelo, que não foi renovado. O fato causou comoção e preocupação aos moradores da cidade que recorrem à instituição em casos de emergência.

É o caso da professora Cíntia Gama Pupim, de 43 anos. Ela conta que já utilizou o serviços da Santa Casa várias vezes, mesmo tendo plano de saúde. “A população, que é mais interessada, não é informada”, critica.

Insegura, a professora diz que os moradores poderiam ter participado da decisão. “Ficamos perdidos, inseguros. Deveria ter tido uma audiência pública para tratar sobre isso!”, complementou.

A direção da Santa Casa de Castelo diz que os funcionários serão remanejados para a matriz, em Cachoeiro de Itapemirim. Quanto aos equipamentos, ainda não há previsão – já que a unidade precisa continuar atendendo a população.

Segundo o prefeito João Paulo Nali, esse é apenas um momento de transição para uma nova gestão do hospital. “Nosso objetivo é qualificar e selecionar a melhor proposta técnica e financeira para fins de assinatura de Contrato de Gestão”, pontua.

Segundo ele, a Santa Casa de Cachoeiro já manifestou em nota que não haverá demissões. “Esse é o início do caminho para um melhor atendimento no hospital de nosso Município”

João Paulo informou também que o município já iniciou chamamento público para contratação de uma Organização Social de Saúde (OSS) que fará a operacionalização e execução das ações de serviços de saúde na Santa Casa Castelense pelos próximos três meses.

Até o fechamento, a Santa Casa Castelense oferecia 12 especialidades médicas para pacientes do SUS e tinha 10 leitos de UTI.

 

Ultimas Notícias