O dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, vai ser de festa na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Iúna. O Santuário de Água Santa está passando por reformas para melhorar a aparência física e dar mais comodidade aos milhares de fiéis que visitam o local, que fica a dois quilômetros do centro da cidade.
As obras estão sendo realizadas de forma voluntária, com doação dos fiéis. Nos últimos dias, o Santuário recebeu cimento, brita, tintas, entre outros. O pároco da cidade padre Marconi Andrade delegou funções a dois coordenadores – Josimar Gonçalves “Jô” e Luís Dias Teixeira – para que a reforma saia conforme o planejado.
Entre as intervenções, destaque para a redoma de vidro que fizeram para proteger do vandalismo, a imagem da santa e o lago. O acesso ao santuário recebeu massa de cimento com brita, acabando com o barro em épocas de chuva.
Nos arredores da área de concentração de fiéis para as missas, também conta agora com piso aderente. Já na fonte da Água Santa, onde os fiéis podem abastecer seus vasilhames, agora recebeu cerâmica e o local ficou mais aconchegante.
Santa Luzia
Também chamada Lúcia, Santa Luzia, é a protetora dos olhos, a janela de nossa alma. Nasceu em 280 na cidade de Siracusa, na Itália. Seu nome vem do latim e deriva de “luz”. A arte perpetua seu gesto de fidelidade e amor a Jesus Cristo até os dias de hoje. Ela é citada até pelo escritor Dante Alighieri, na sua obra “A Divina Comédia”. Ele atribuiu à Luzia a graça iluminadora.
A santa é representada segurando uma bandeja com dois olhos – por isso também ela é a protetora dos olhos – e veste um manto verde sobre a túnica vermelha com um detalhe amarelo – simboliza a vitória de Santa Luzia sobre a corrupção humana, o pecado – e com uma folha de palma na mão.
Oração
“Ó santa Luzia, que não perdestes a fé e a confiança em Deus, mesmo passando pelo grande sofrimento de lhe vazarem e arrancarem os olhos, ajudai-me a não duvidar da proteção divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas principalmente da cegueira espiritual. Atendei a este meu pedido. (Fazer o pedido). Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha a coragem de tê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, possa contemplar as maravilhas da criação, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Ó min há querida Santa Luzia, eu vos agradeço por terdes ouvido a minha súplica. Por Jesus Cristo, nosso amigo e irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém. Santa Luzia, rogai por nós.”
Programação
05h – Procissão com a imagem de Santa Luzia saindo da Igreja Matriz em direção a Água Santa
07h – Santa Missa presidida pelo Padre Fábio Eduardo de Lima Santos e animada pelos Setores de São Pedro e São Paulo;
09h – Santa Missa presidida pelo Padre Ronaldo Borel de Freitas e animada pelos Setores Sagrada Família e São Cristóvão;
11h – Santa Missa presidida pelo Padre Antônio Marcos Moura, animada pelos Setores de Imaculada Conceição e Benção dos Cavaleiros;
14h – Santa Missa presidida pelo Padre Olímpio de Andrade Sobrinho e animada pelo Setor de São João Batista;
16h – Santa Missa presidida pelo Padre Marconi José de Andrade e animada pelo Setor de São José Operário.