Santuário de São José de Anchieta será reaberto nesta quinta-feira (18)

Santuário de São José de Anchieta será reaberto nesta quinta-feira (18)
Santuário de São José de Anchieta será reaberto nesta quinta-feira (18)
Redação Dia a Dia

Após três anos em processo de reforma e restauração, será reaberto nesta quinta-feira (18) o Santuário Nacional Padre José de Anchieta, construído no Seculo XVI e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1943. O investimento total foi de R$ 10,14 milhões e o horário de funcionamento é das 8h às 20h.

Mesmo antes da obra, podiam ser vistos no local móveis antigos que pertenceram a São José de Anchieta, peças arqueológicas, roupas, a cela (quarta que o santo usava quando era padre), a relíquia de um de seus ossos e inúmeros outros grandes objetos de valor religioso.

Com a reforma, o espaço ganhou salas de visitação interativa, centro de pesquisa, documentação de acervo, programa educativo para crianças e projeto paisagístico.

O museu, inaugurado em 1997, era formado quase que exclusivamente por imagens e objetos litúrgicos, mas contará com cinco salas, além de dois corredores com textos e telas interativas, a Cela de Anchieta (quarto onde o padre jesuíta espanhol beatificado viveu seus últimos anos), e a Sacristia, também fazendo parte do roteiro interpretativo.

O Santuário terá também centro de documentação e pesquisa com recursos digitais O projeto museográfico incluiu o restauro de documentos, como manuscritos de Anchieta, e de peças históricas.

Outras novidades oferecidas pela reforma/restauração é a instalação de uma cafeteria e loja de lembranças, além da readequação litúrgica, com mobiliários com design arrojado e arte sacra.

Outros aspectos priorizados foram em relação à segurança e acessibilidade: sinalizações em braile, intérprete em libras nos vídeos, banheiros adaptados conforme normas técnicas, passarelas acessíveis no paisagismo e plataformas elevatórias para que todos os visitantes tenham acesso às atrações do museu.

Para preservar as características originais do monumento, foram observados padrões internacionais de restauração.

 

 

SAIBA MAIS

Santuário Nacional de São José de Anchieta

É composto por um conjunto arquitetônico – Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Museu Nacional São José de Anchieta e a Cela (quarto do “Apóstolo do Brasil”), onde o Padre José de Anchieta faleceu.

 

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias