Um evento organizado pela Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu 39 diáconos e 19 esposas de diversas dioceses do Espírito Santo, incluindo Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, e a Arquidiocese de Vitória.
O Encontro de Diáconos e Esposas, que foi realizado em Ponta Formosa, Vitória, neste sábado (17), começou com um café da manhã que proporcionou um momento de acolhida e reencontros entre os participantes.
Em seguida, todos se reuniram para um momento de oração, antes de iniciar os trabalhos, conduzidos por Dom Anderson Franklin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Dom Anderson destacou a importância da vocação ao diaconato permanente, que segundo ele, “enriquece a Igreja desde o seu início, com homens que se dedicam, com o olhar compassivo de Cristo, aos mais necessitados.”
O ponto central do encontro foi a palestra do padre Edgar Rigoni, referencial para os diáconos permanentes e ordenados do Regional Leste 3 da CNBB.
Padre Edgar abordou a diaconia inspirada em São Lourenço, conhecido por sua dedicação aos pobres, a quem considerava a verdadeira riqueza da Igreja. Ele enfatizou a importância de refletir sobre o “Ser Diaconal”, destacando a comunhão, participação e missão como pilares fundamentais desta vocação.
“Este encontro é um momento de graça e riqueza, onde buscamos aprofundar na vocação diaconal e no serviço a Deus e à Igreja”, afirmou Padre Edgar, que também destacou São Lourenço como uma “seta indicadora” para o acesso ao coração humano e sua dignidade. A formação visou inspirar os diáconos a seguirem o exemplo de São Lourenço, cuja vida e testemunho foram fundamentais na construção da identidade da Igreja e dos diáconos.
O encontro alcançou seu ápice com a Celebração Eucarística, que reuniu todos os participantes em um momento de fé e união.