seg 15/dezembro/2025 16:28
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Secretário diz que ainda não há prazo para volta às aulas no Estado

Nésio Fernandes explicou que se não for feito com cuidado, retorno dos alunos às escolas pode se transformar em problema de saúde pública.
Foto: Diego de Rosa/Ales

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; e o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin; disseram nesta segunda-feira (20), durante videoconferência com a imprensa, que ainda não há prazo para a volta às aulas no Espírito Santo. Segundo eles, é preciso haver segurança para a retomada do ensino presencial, o que ainda não é possível.

“Estamos discutindo protocolos com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O retorno às aulas será decidido quando tivermos segurança absoluta, por parte do sistema de saúde, que não colocaremos em risco a vida de qualquer professor ou aluno. Ainda não há definição sobre o retorno das aulas em agosto”, disse Reblin.

Nésio Fernandes declarou que é preciso que as escolas aperfeiçoem o ensino à distância, pois ele pode ser prolongado por mais algum tempo.

“Municípios que possuem prevalência de 3% ou 4%, esses municípios podem ter, com o retorno das aulas, um sério problema de saúde pública, se essa volta não for acompanhada de um momento seguro para retomar essas atividades. No momento que for oportuno haverá um acordo. Por enquanto, a recomendação que todos os autores do setor de ensino aperfeiçoe os métodos pedagógicos de ensino à distância porque isso pode ser prolongado por mais um tempo”, explicou Nésio.

Recuperação

Apesar de o Estado ter iniciado a semana com a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) abaixo de 80%, o secretário adverte que ainda não é o momento de afrouxar as medidas de distanciamento social e de higiene.

“Nós precisamos sempre de três ou quatro semanas para uma tendência se consolidar. Agora, na Grande Vitória, entramos na fase de recuperação. Ao longo de mais duas ou três semanas vamos estar consolidando essa fase e podendo avaliar novas medidas. A matriz de risco aponta os riscos sanitários. Nós não temos uma matriz de retomada, estamos construindo. No momento oportuno, será adotada para definir as medidas a cada município. Por enquanto, estamos sob risco. Não é momento de adotar quaisquer medidas para romper o grau de isolamento alcançado e comprometer a entrega de resultados”, disse Nésio.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contorno-jacaraipe-nova-almeida-

Governo do Estado entrega novo Contorno de Jacaraípe, na Serra

policia-mimoso-furto-escola-15-12-2025

Polícia prende dois suspeitos de furto em escola de Mimoso do Sul

economia-calculadora

Mercado reduz previsão da inflação e IPCA fica mais perto da meta

sifilis

Sífilis cresce no Brasil, principalmente entre gestantes, e preocupa médicos

livraria-dia-do-livro

Mercado do livro avança e gera 70 mil empregos em 2025

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mulher denuncia ex por ameaças com fotos de armas em Mimoso

marataizes-qualificacao-profissional-14-12-2025-

Mais de 250 pessoas se formam em cursos de capacitação em Marataízes

espirito-santo-em-acao-

Mais de 100 empresários se reúnem para debater futuro e economia do ES

Leia mais