Representantes da Prefeitura de Presidente Kennedy e da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo (PMES) se reuniram em Vitória nesta semana para tratar da assuntos e estudos para implantação de uma escola cívico-militar no município.
O encontro ocorreu no Quartel do Comando Geral e contou com a presença da secretária de Educação da cidade, Fátima Agrizzi, do secretário de Segurança Pública municipal, Capitão Tadeu, e de integrantes da Secretaria de Desenvolvimento, além de agentes da Guardas Civil local e professores.
O objetivo da implementação de uma instituição dessa modalidade é melhorar os índices relacionados à educação e segurança. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as escolas do modelo já em funcionamento têm taxa de evasão 71% menor e de reprovação 37,4% inferior.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
São três os eixos de atuação da escola: educacional (atividades para fortalecer valores humanos, éticos e morais e incentivar a formação integral dos alunos), didático-pedagógico (atividades de supervisão escolar e psicopedagogia para melhorar o processo de ensino e aprendizagem) e administrativa (ações para melhorar a infraestrutura e organização das escolas).
O modelo cívico-militar é diferente daquele adotado pelas escolas militares mantidas pelas Forças Armadas. Segundo a proposta, a Secretaria de Educação continuaria responsável pelos currículos escolares e caberia aos militares a atuação como monitores na gestão educacional.
Na prática, a gestão da escola é compartilhada: professores cuidam da parte pedagógica e os militares, da administração e da disciplina.