Geral

Sedu lança Programa de Monitoria Voluntária Estudantil

A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou, nesta quarta-feira (26), o Programa de Monitoria Voluntária Estudantil. A iniciativa tem como objetivo valorizar o protagonismo estudantil e promover o desenvolvimento integral dos jovens, unindo o fortalecimento do aprendizado acadêmico ao aprimoramento de habilidades socioemocionais essenciais para a vida escolar e a futura carreira.

Além de oferecer a oportunidade de atuar como “Líderes de Turma” e “Jovens Protagonistas”, colaborando na mediação de conflitos, no engajamento coletivo e no fortalecimento da identidade escolar, a ação também vai implementar o papel dos “Monitores Acadêmicos” nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Esses monitores auxiliarão os colegas no contraturno, sempre sob a orientação dos professores regentes.

Para participar, o estudante deve estar matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, ter alcançado média igual ou superior a 75 pontos na disciplina escolhida e ter frequência mínima de 85% no ano letivo anterior. A seleção será realizada pela unidade escolar, priorizando estudantes da 3ª série que tenham as melhores notas na disciplina desejada. O número de vagas por unidade escolar será equivalente ao total de turmas das 2ª e 3ª séries da instituição.

WhatsAppWhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

De acordo com a subgerente de Desenvolvimento Curricular do Ensino Médio, Jacqueline Medeiros, o programa desempenha um papel central na preparação dos alunos não apenas para o mundo do trabalho, mas também para uma vida cidadã plena e engajada. Ele estimula o desenvolvimento de habilidades como liderança e gestão do tempo, que são essenciais para o sucesso em qualquer carreira.

“Ao fomentar o desenvolvimento de competências como empatia, comunicação eficaz, resolução de problemas e trabalho em equipe, o programa oferece ferramentas para que os estudantes lidem com as complexas dinâmicas do mundo profissional, onde a colaboração e a adaptabilidade são cada vez mais valorizadas”, afirmou a servidora.

Vale destacar ainda que adesão ao programa também traz benefícios concretos para os participantes. Os monitores recebem certificação pelo trabalho voluntário e pontuação extra em diversos processos seletivos promovidos pela Sedu, como o Centro Estadual de Idiomas (CEI), o Intercâmbio Estudantil, o projeto de Iniciação Científica de Matemática “Matemática na Rede”, os cursos técnicos concomitantes e o programa Pré-Enem Espírito Santo.

Redação Dia a Dia

Recent Posts

Como regar a zamioculca sem excesso de água com 5 técnicas

A zamioculca (Zamioculcas zamiifolia) é uma das plantas ornamentais mais queridas por quem deseja um…

2 horas ago

Emancipação de Cachoeiro

ESCRITORAS CACHOEIRENSES - Jovanna Pin. 158 anos de emancipação do município que ainda tem muita…

14 horas ago

De cortiça a sintética: tudo sobre os tipos de rolhas para vinho

RAQUEL POLETO FONSECA. Descubra os diferentes tipos de rolhas para vinho e entenda sua influência…

14 horas ago

Felicidade meio clandestina

ESCRITORAS CACHOEIRENSES - Simone Lacerda. O discurso me chega tão despretensioso, de flores, de ventos…

15 horas ago

Kennedy intensifica campanha de combate à tuberculose

Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo uma campanha…

2 dias ago

Conferência de Saúde do Trabalhador discute melhorias nas políticas públicas em Cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sediou a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador, com o tema…

2 dias ago