O Governo do Estado anunciou, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a ampliação do Disque Denúncia 181 com um novo canal de atendimento via WhatsApp.
A novidade permite que a população envie informações de forma totalmente anônima, usando o celular, com mais praticidade e segurança.
O novo recurso foi apresentado nesta quinta-feira (18), durante entrevista coletiva pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
Damasceno diz que essa iniciativa reforça o uso da tecnologia como aliada no combate à criminalidade.
O atendimento pelo WhatsApp funciona de maneira automatizada. Ao enviar um “oi” para o número (27) 99253-8181, o cidadão passa a interagir com a Duda, a inteligência artificial do Disque Denúncia 181.
O sistema conduz a conversa com perguntas objetivas, de acordo com o tipo de crime informado, até a finalização da denúncia.
Durante o processo, é possível anexar fotos, vídeos, documentos e áudios.
Após o envio, as informações são organizadas em um relatório e encaminhadas diretamente à unidade policial responsável pela apuração.
O canal não aceita ligações nem chamadas de vídeo, que são automaticamente bloqueadas.
As respostas devem ser enviadas por texto, seguindo as orientações do sistema.
Em situações de flagrante ou emergência, a orientação continua sendo acionar o Ciodes pelo telefone 190.
Todo o atendimento é digital, sem qualquer interação humana, segundo a Sesp.
Damasceno destaca que recursos avançados de criptografia e segurança da informação garantem o sigilo absoluto dos dados, tornando impossível a identificação do denunciante.
De acordo com o gerente do Disque Denúncia 181, delegado Paulo Expedicto Amaral, o funcionamento do sistema impede qualquer rastreamento das informações.
Esse anonimato acontece desde o recebimento até o envio para a polícia, mantendo a confidencialidade em todas as etapas.
Com a novidade, o Disque Denúncia 181 passa a oferecer três formas de envio de informações anônimas: pelo telefone 181, pelo site oficial e pelo WhatsApp.
O serviço, que completa 24 anos em 2025, já recebeu mais de 85 mil denúncias somente em 2024.
Hoje já se consolidou como o canal de denúncias anônimas mais acessado do país.
Além disso, a plataforma mantém o Portal de Pessoas Desaparecidas e também atua como canal oficial para divulgação de foragidos da Justiça.
O secretário destaca que isso contribui para o fortalecimento da participação da população na segurança pública do Espírito Santo.
Serviço
Whattsapp do Disk Denúncia 181 – (27) 99253-8181
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅









