ARTIGO: Marcio do Nascimento Santana, historiador, montanhista, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim e vice-presidente do CE Itabira.
Os Navy SEALs constituem uma força especial da Marinha americana, e sua sigla representa os ambientes em que operam (SEa, Air, Land – no mar, no ar e em terra). Assim como as forças especiais brasileiras, são treinados para agir em situações para as quais os oficiais regulares não foram capacitados.
Estima-se que existam atualmente cerca de 3 mil SEALs ativos. Nunca um integrante da força foi deixado para trás em missão, e também nunca algum deles foi feito prisioneiro.As operações realizadas pelos Navy SEALs são secretas, mas algumas delas acabam ganhando fama na mídia. Como aconteceu, por exemplo, com a captura de Osama Bin Laden, em 2011. Naquela madrugada, uma equipe de 40 SEALs e também membros da CIA executaram Bin Laden em Abbottabad, no Paquistão.
Em tempos de coronavírus, um dos maiores valores dessa equipe, e que possa servir de inspiração a você, leitor, é a resiliência mental (resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas) sem entrar em surto psicológico, dando condições para enfrentar e superar adversidades. O segredo é seguir as seguintes técnicas:
Técnica 1 – Coma o elefante
Os SEALs usam esta premissa para ensinar esta primeira técnica: como você comeria um elefante. A resposta correta é: com uma mordida por vez.
A palavra é segmentação. Divida o elefante em partes que cabem na boca. Basta dividir o problema em pequenos probleminhas. Evite pensar no problema como um todo para não ser desestimulado. Muitos ultramaratonistas e triatletas utilizam esta técnica. Eles focam na próxima prova, e não em ser o número 1 do ranking. A evolução, caro leitor, ocorre aos poucos.
Técnica 2 – Visualize o sucesso
Foco no sucesso e na vitória, sem esquecer das técnicas de combate e disciplina.Visualize o sucesso e canalize sua vontade de vencer e cumprir a missão. Cuide de estar sempre preparado para adversidades, e de usar o equipamento correto na hora certa. Com isso em mente, o sucesso será consequência de seu treinamento.
Técnica 3 – Controle emocional
Em tempos de grande estresse, o nosso corpo recebe altas doses de adrenalina, cortisol e noradrenalina, que nos dão um estímulo de energia e concentração.
Os SEALs utilizam uma técnica para solucionar este problema chamada de 4 por 4 por 4:
- Inspire por 4 segundos
- Expire por 4 segundos
- Repita por 4 minutos
É a mesma metodologia utilizada na yoga por milhares de anos. O nosso cérebro afeta o nosso corpo, e vice-versa. Na próxima vez que se sentir estressado ao longo do dia, pare e utilize esta técnica. Fará você relaxar e pensar com maior clareza.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Técnica 4 – Não à reatividade
Não podemos controlar o que acontece no mundo, mas podemos controlar a nossa interpretação sobre as coisas. Observe como você interpreta eventos externos. Desafie a sua forma de interpretar. Tente mudar formas negativas de enxergar um determinado evento em coisas mais positivas. Enxergue os acontecimentos ruins como um desafio para te fazer evoluir.
Técnica 5 – Pequenas vitórias
Pequenas vitórias mantêm a moral alta. E moral alta alimenta mais moral alta. E cria um círculo virtuoso de positividade por fazer um bom trabalho. Logo comemore sempre que puder e não subestime o seu treinamento com foco na disciplina e no cumprimento da missão.
Técnica 6 – Encontre a sua tribo
Nós, humanos, somos criaturas sociais. E nós buscamos sentido em um mundo que muitas vezes parece não ter nenhum sentido. Procure as duas coisas — amigos próximos e princípios — e assim terá um bom terreno para a resiliência mental.
Passe um tempo pensando sobre o que traz sentido para a sua vida. Este é o primeiro passo para encontrar a sua tribo — o grupo de pessoas que compartilham a mesma visão e valores.
Conclusão
Navy SEALs é a equipe mais admirada no mundo inteiro, por conta do seu grande índice de sucesso em missões. E assim como eles temos nossas diretrizes: sobreviver à crise e administrar o pânico das mídias, e da grande campanha de contra informação, ignorar políticos tendenciosos de esquerda e direita, e lembrar deles nas próximas eleições. E focar na sua família e temporariamente no isolamento social e fortalecimento do sistema imunológico.
Lembrando a todos os combatentes que a atual situação é insustentável e que é impossível isolar o vírus para sempre e que mais cedo ou mais tarde enfrentaremos esse inimigo. Por isso, a importância de estarmos preparados. O nosso estado mental pode fazer toda a diferença.
Lema dos SEALs:
“O único dia fácil foi ontem, vale a pena ser um vencedor”.
Força e Honra
Agradecimentos
Agradecimentos especiais aos meus caros amigos do nosso grupo de Sobrevivencialismo e Buschcraft, que me inspiraram a escrever esse texto.
Uma resposta
Obrigado por compartilhar esse para as pessoas.
Para quem conseguir ou tentar seguir esses conselhos, será de gente ajuda.