O autismo, também conhecido como transtorno do espectro autista (TEA), apresenta nuances nem sempre fáceis de serem percebidas. Especialistas e acadêmicos se esforçam para descortinar o que acontece no mundo próprio e singular de uma pessoa autista.
O que há de mais atual sobre este transtorno? É uma enfermidade, uma condição ou um transtorno? Qual a melhor terapia? Quais são os direitos do TEA? Como valorizar as capacidades e ao mesmo tempo respeitar os limites? Como está o mercado de trabalho para essa parcela da população?
Estes apectos têm sido debatidos em várias esferas da sociedade na busca de uma resposta para as pessoas que possuem sensibilidade sensorial aguçada e interação social reduzida.
Com pouco contato visual, dificuldade de expressar ideias e sentimentos, aborrecimento com mudanças na rotina, atraso na fala, entre outros sintomas, pessoas dentro do espectro têm sido “objeto” constante de estudo e análise comportamental.
Seminário
Já se sabe que o autismo é um transtorno de desenvolvimento neurológico que se apresenta de diferentes formas mas que carece de uma conscientização maior sobre a educação inclusiva.
Pensando nisso, Cachoeiro de Itapemirim vai realizar o 2º Seminário de Conscientização sobre o Autismo nos dias 27 de abril de 2024, no Centro Universitário São Camilo.
Este evento reúne entidades públicas e privadas com o objetivo de disseminar conhecimentos atualizados sobre o Transtorno do Espectro Autista com palestrantes de renome, que irão debater as terapias, tratamentos, diagnóstico precoce, educação inclusiva, autismo na adolescência e juventude, mercado de trabalho e direito da pessoa com TEA.
Os participantes poderão desfrutar dos conhecimentos mais atuais sobre o transtorno, com especialistas renomados, que irão também interagir através das perguntas dirigidas e ainda receberão Certificado de Participação com carga horária de 8 horas (para participantes com no mínimo de 75% de participação/presente).
Verifique a programação abaixo em e se increva no link abaixo: https://forms.gle/jLhr5yEz4bYw7qnt8
Público Alvo: Pais e familiares de autistas, estudantes de Psicologia, Medicina e outras, terapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, educadores, psicopedagogos, médicos e todos interessados em TEA (Transtorno do Espectro Autista).