ter 23/abril/2024 19:12
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: PMCI

Servidor gripado em Cachoeiro terá de ir para o isolamento

redacao
Redação Dia a Dia

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim decidiu adotar novas medidas para prevenção e enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus. As ações foram definidas em reunião do comitê de crise, no Palácio Bernardino Monteiro. O decreto foi publicado na tarde de quarta-feira (18), no Diário Oficial do município.

Será adotado, para os servidores, o Protocolo de Isolamento Domiciliar por 14 dias nos casos de síndromes gripais, sem sinais de gravidade, independentemente de confirmação laboratorial, definidos em ato médico dentro da rede pública e privada.

Nesta quinta-feira (19), o prefeito Victor Coelho anunciou em um vídeo que haverá ponto facultativo nesta sexta (20). A decisão foi tomada, segundo o gestor, como uma tentativa de controlar o avanço do coronavírus em Cachoeiro.

O horário de funcionamento administrativo dos setores municipais (Administração Direta, Autárquica e Empresa Pública) será das 12h às 18h, excetuados os serviços essenciais de limpeza, saúde, educação e segurança pública, serviço de acolhimento de crianças e adolescentes, Centro POP, equipes operacionais da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, com o quantitativo necessário de servidores em sistema de rodízio, através de escalas diferenciadas.

Todos os servidores e empregados públicos municipais ficarão de sobreaviso, podendo ser convocados, a qualquer momento, para as ações necessárias ao funcionamento da Administração Pública Municipal.

O decreto estabelece, em caráter excepcional e temporário, a possibilidade de trabalho em sistema de home office, com ou sem acesso remoto, aos servidores e empregados públicos municipais dos seguintes grupos de risco: gestantes e lactantes; com idade igual ou superior a 60 anos, com comorbidade atestada; e portadores de doenças respiratórias crônicas ou comprometedoras de imunidade, devidamente comprovadas por laudo médico.

Os servidores que estiveram em viagens a localidades em que o surto de covid-19 tenha sido reconhecido deverão informar, à sua Gerência Administrativa, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas antes do retorno ao trabalho, a localidade em que estiveram, com a respectiva documentação comprobatória.

Cursos suspensos

O decreto também suspende a realização de cursos, treinamentos, palestras, capacitações e exames periódicos, a fim de evitar a aglomeração de servidores num mesmo local. As secretarias municipais também poderão suspender ou remanejar as férias concedidas a servidores neste período de emergência.

“Essas medidas vêm reforçar a proteção e o cuidado com nossos servidores públicos, principalmente aqueles mais vulneráveis e nos grupos de risco. Os primeiros levantamentos mostram, por exemplo, que servidores com mais de 60 anos representam, atualmente, mais de dez por cento do quadro. Todas as decisões estão sendo tomadas a partir do cenário atual e serão atualizadas sempre que necessário. A gestão está atenta e pede que o servidor em home office fique, de fato, em casa e os demais evitem a circulação fora do período de trabalho”, destacou o prefeito Victor Coelho.

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

nota premiada_Sefaz_26_09_2023

Nota Premiada Capixaba: hora de cruzar os dedos e torcer por um dos 12 prêmios

Ales_22_04_24

Deputados aprovam medidas para população afetada pelas chuvas

Polícia_Ambiental_Ibatiba_23_04_24

Polícia Ambiental constata desmatamento em área de vegetação nativa no sul do estado

Transplante_órgãos_Santa_Casa_Cachoeiro_22_04

Santa Casa Cachoeiro faz nova captação órgãos para pacientes na fila de transplante

Bombeiros_Mimoso_Água04_22_04_24

Água de açude barrento é purificada para moradores de Mimoso após enchente

Escola_Zilma_Coelho_Pinto_Cachoeiro_22_04

Escolas de Cachoeiro recebem obras de reforma e ampliação de quase R$ 8 milhões

Taxas_pobreza_IJSN_22_04

Espírito Santo registra redução nas taxas de pobreza e extrema pobreza

Leia mais