qui 28/março/2024 12:31
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Santa Casa Cachoeiro é o hospital de referência para coronavírus no Sul. Foto: Santa Casa Cachoeiro

Simpósio virtual vai discutir transplante de órgãos e tecidos

redacao
Redação Dia a Dia
Foto: Santa Casa Cachoeiro

Entre os dias 25 a 27 de setembro, será realizado o 1º Simpósio Sul Capixaba de Transplante de Órgãos e tecidos. Por conta da necessidade de se manter o distanciamento social, o evento será on-line. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas AQUI.

O encontro virtual, que terá certificado de 25 horas, contará com a presença de especialistas no assunto e abordará temas como anticorpos, imunossupressão, transplante hepático, multiviceral e cardíaco, além de abordar também a visão do transplantado, da família do doador e também de quem está na fila de espera.

O simpósio visa trazer à tona a discussão sobre a doação e o transplante de órgãos, abrangendo não somente a produção científica, mas também os aspectos humanitários e sociais, que são de extrema importância, principalmente se analisarmos o alto índice de negativa familiar à doação em nosso estado.

“Nesse mesmo sentido, o Setembro Verde, mês dedicado ao tema, engaja ações desse tipo. Durante os três dias de palestras online e totalmente gratuitas, diversos profissionais de renome internacional abordarão temas como Transplante Cardíaco e Imunossupressão, além de um dia dedicado somente à humanização, que contará com a presença de transplantados, doadores e pacientes à espera de um órgão”, explicou Allan Zucolotto, presidente da Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos Sul Capixaba (Ligalatosc), organizadora do evento.

Parceria

A Santa Casa de Misericórdia é parceira do evento. A coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos Para Transplante (CIHDOTT), Beatriz Rivieri Colodette, explica que o evento é importante para profissionais da saúde, mas também para a população em geral, já que é uma oportunidade também para se informar mais sobre o assunto.

“Esse é um tema pouco falado, poucas pessoas ainda têm conhecimento. E nesse encontro também poderá saber mais sobre o processo, como é a conservação do órgão após a captação e tempo de vida, por exemplo”, disse.

Durante todo o mês, a Santa Casa realiza a campanha Setembro Verde, exatamente para incentivar a doação de órgãos e tecidos. A fachada do hospital ganhou nova iluminação e uma homenagem será feita às famílias de doadores de órgãos.

A Santa Casa é um dos hospitais referência no Estado na realização de trabalhos educativos para captação de órgãos e de janeiro a agosto deste ano foram realizadas cinco captações de órgãos. Foram 1 coração, três fígados, seis rins e oito córneas para pacientes que estão na fila aguardando um transplante.

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

acidente-BR-101-27-03-2024

Colisão entre quatro veículos deixa dois mortos na BR 101 em Rio Novo do Sul

prefeito-victor-coelho-vereadores-27-03-2024

Victor Coelho anuncia aumento de salário e benefícios a servidores municipais

Circo_de_rua

Cia Nopok leva espetáculo gratuito para as ruas de Anchieta

Igreja_doações_

Igrejas no ES se mobilizam para ajudar cidades devastadas pelas chuvas

Encontro em Brasilia

Plano de construção de 560 novas casas e reparo de outras 1,7 mil é entregue em Brasília

concursopublico

Concurso Público: candidatos já podem consultar locais das provas

Doações_Foto divulgação

Voluntários e Indústrias do Sul do ES recebem ajuda e suporte da Findes

Leia mais