A vacina contra a dengue deve ser disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde em 2020. O anúncio foi feito pelo ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante sua participação no 7° Congresso Brasileiro Médico Jurídico, que aconteceu em Vitória.
Na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), a novidade foi repassada aos parlamentares pelo deputado estadual Emilio Mameri (PSDB). Segundo ele, “as perspectivas são as melhores possíveis! Tudo indica que em 2020 a vacina contra a dengue já estará no calendário do Sistema Único de Saúde. Mas é necessário redobrarmos nossos cuidados com a prevenção até lá. Estamos próximos do verão e essa é a época mais perigosa.”
A produção da vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, está na última fase de estudos clínicos.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
De acordo com os testes a eficácia é de 89% contra quatro tipos de dengue. O próximo passo será o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Mosquito
Mesmo com a com a distribuição da imunização pelo SUS, os capixabas precisam ficar atentos para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a capital capixaba registrou mais de 3.700 casos da doença no primeiro semestre de 2019. A capital registrou 666 ocorrências; um aumento de 500% em comparação ao último ano.