dom 6/abril/2025 23:14
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Beto Barbosa

“Só vamos sair de Mimoso depois que tivermos reconstruído de fato a cidade”, diz governador durante mutirão de limpeza

Lilia-barros-05-09-2023
Lilia Barros

Limpar e reconstruir a cidade de Mimoso do Sul tornou-se uma meta não só do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal, mas de pelo menos outras 23 cidades que arregaçaram as mangas, nesta quarta-feira (17), para ajudar na faxina que está sendo feita em todas as ruas com a ajuda de dezenas de caminhões pipa.

A convocação feita pelo Estado e Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) para o grande mutirão que acontece em Mimoso, nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), foi atendida pela população. Nos próximos dias, será intensificada a dragagem do Rio Muqui do Sul, de acordo com o governador Renato Casagrande que tem visitado regularmente o município para acompanhar o trabalho.

“Estamos com esse mutirão hoje e amanhã, mas já estamos trabalhando no desassoreamento do rio e vamos intensificar ainda mais a dragagem do rio porque a água da chuva veio com força e assoreou, aterrou muito o rio. Temos 23 municípios presentes ajudando a lavar as ruas. Depois disso, nossas máquinas, mão-de-obra e recursos humanos vão continuar aqui porque só vamos sair de Mimoso depois que tivermos reconstruído de fato a cidade, as comunidades de Mimoso, e dos demais municípios dessa região”, garante o governador.

Casagrande em entrevista ao jornalista do Dia a Dia Alessandro de Paula

Desobstrução do rio

A Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedurb), planeja outras ações. De acordo com o secretário da pasta, Marcus Vicente, nos próximos dias, 29 máquinas estarão disponíveis para trabalhar exclusivamente na desobstrução do rio assoreado pela enchente.

Secretário da Sedurb, Marcus Vicente

“Temos hoje 93 equipamentos, e 70% deles, ou seja, 64 equipamentos, trabalham em dois turnos de 8 horas cada. Passado esse período, vamos deixar 32 equipamentos para a prefeitura continuar o trabalho de limpeza,  quando a secretaria e o governo estiverem mais longe do dia a dia da cidade. Então serão 32 equipamentos utilizados nas ruas e 29 no rio, para fazer tudo voltar a funcionar”, afirma o secretário.

Casagrande agradece aos municípios que atenderam ao chamado para o mutirão e relembra o que o estado já enfrentou outros anos de chuvas intensas, mas não como as desse ano.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

“Nunca tínhamos vivido na história recente uma situação como essa de Mimoso. Eu como governador enfrentei a chuva de 2013 e perdemos 24 pessoas e duas ficaram desaparecidas. Enfrentamos as chuvas que castigaram Iconha, Alfredo Chaves, Rio Novo do Sul, em 2020. E agora, em 2024, em Mimoso do Sul, vemos uma situação anormal, em que mesmo depois de 20 dias de limpeza ainda não conseguimos dizer que a cidade está normal. É muita poeira, sujeira, barro, por isso esses mutirões e a presença forte do Governo.”

Prioridades na limpeza

O prefeito Peter Costa explica quais são as prioridades na limpeza e agradece a mobilização da Amunes e do governo para esta ação que foi organizada pela Prefeitura e Defesa Civil.

“Os locais prioritários desse mutirão são aqueles apropriados para lavar porque, em alguns lugares, como a pracinha que está com muito barro, não tem como ser lavada. Começamos das regiões mais altas para as mais baixas. Cada dia é uma experiência diferente, uma etapa depende da outra porque não dá para desentupir os bueiros se o rio está totalmente assoreado e manilha saindo em um nível mais baixo. Para fazer a limpeza completa da cidade tem que fazer o assoreamento do rio primeiro porque não como lavar uma rua se a água não tem para onde escoar”.

Prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa

Peter Costa lembra que as escolas e postos de saúde precisam ser reestruturados para voltar a funcionar e aponta o ponto mais complicado da limpeza. “Tem muita coisa para ser limpa ainda e a poeira que tanto incomoda vai existir enquanto não se fizer a lavagem geral. O problema é que se faz a lavagem de uma rua, mas quando os carros transitam nas outras que estão sujas, acabam sujando as que forma limpas. O ponto mais complicado será a limpeza e desobstrução das estradas rurais, regiões mais complicadas de limpar”, conclui o prefeito.

Secretário de Desenvolvimento e vice-governador, Ricardo Ferraço

O vice-governador Ricardo Ferraço está confiante no resultado desse movimento solidário. “A tragédia que aconteceu aqui trouxe muito sofrimento, perdemos vidas e tivemos muito prejuízo, mas estamos trabalhando dedicadamente há quase quatro semanas e a cada dia fico mais animado e com mais esperança e confiança de que as coisas vão voltar a normalidade”.

O mutirão de limpeza continua nesta quinta-feira (18), das 8h às 17h. Leia Mais

Fotos: Beto Barbosa
Fotos: Beto Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
ipva

IPVA 2025: pagamento começa nesta segunda; fique atento aos prazos e a golpes

Caminho do Imigrante a (1)-04-04-25

‘Caminho do Imigrante’ abre as inscrições para a sua 19ª edição

vitor sax-maycon-04-04-25

Comemorações do aniversário de Roberto Carlos começam na terça em Cachoeiro

prefeitura-cachoeiro-04-04-2025

Cachoeiro: posse de 1.060 aprovados em concurso e cadastro de reserva será dia 9 de abril

estrada vargem alta-04-04-25

Ferraço anuncia “Caminhos do Campo” para ligar São Vicente a Vargem Alta

Foto: Hélio Filho/Secom

Governo dá início a serviço de oftalmologia em Piúma e inaugura creche municipal

chuva cachoeiro

Cachoeiro em alerta: previsão de fortes chuvas mobiliza Defesa Civil

mimoso-chuvas-igreja-04-04-25

Fiéis fazem prece e pedem por mansidão na chuva para Mimoso do Sul

Leia mais