dom 28/abril/2024 18:24
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
A Pedra da Ema e seus mistérios. Imagem divulgação

Sobre Homens e Montanhas: A Misteriosa Pedra da Ema

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana

 

A sombra seria uma Ema ou uma Ibis?

O pôr do sol após a escalar a montanha, é sempre o melhor remédio para curar qualquer problema. Anônimo

 

A Pedra da Ema

É uma imponente montanha do município de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, localizada no pacato distrito de Burarama. Com quase 500 metros de altitude esse pico de granito possui esse nome devido a um fenômeno natural que em determinada hora do dia, raios solares fazem com que a sombra de uma enorme falha na pedra projete o formato exato de uma Ema. E os mais esotéricos  dizem que a sombra seria de um  gigantesco íbis, um pássaro considerado sagrado pelos egípcios muito ligado ao mundo espiritual. Seja como for, os melhores períodos para a observação dessa ave pernalta seria entre os meses de junho a  setembro.

A Ema lentamente tomando forma. Imagem divulgação.

As lendas Assombradas

A Pedra da Ema pode ser a montanha mais  esotérica do Espírito Santo, as lendas a seguir podem corroborar essa teoria:

O Fazendeiro: A origem dessa falha na rocha está intimamente ligada a uma lenda local que segundo moradores, durante  a colonização do distrito de Burarama, no final do século XIX, um fazendeiro cruel e ganancioso estava sendo perseguido por indígenas e durante a fuga ele teria sido atingido por uma flecha e não resistindo aos ferimentos veio a óbito. O escravo que o acompanhava o enterrou junto a um valiosíssimo sino de ouro aos pês de uma sapucaieira, que ficava exatamente na base da montanha que de acordo com os índios era encantada. Como morrera de forma violenta, o espirito do fazendeiro muito apegado aos seus bens materiais e em especial ao seu sino de ouro, impulsionado pela magia da pedra, se transforma em uma Ema na tentativa de recuperar o seu tesouro e assim ter paz no além túmulo.

Quando a sombra do enorme pássaro se forma na rocha, um portal se abre para o mundo dos vivos e esse seria o exato momento que o fazendeiro volta à vida na forma de uma ave e passa a vagar pelas matas de Burarama atrás de seu tesouro e à medida que a silhueta vai se dissipando, o portal se fecha e a alma atormentada do fazendeiro volta para mundo espiritual para iniciar um novo ciclo no dia seguinte, sem jamais encontrar descanso como conta a História Oral da localidade.

Existe relatos de moradores que já avistaram uma Ema  próximo a nossa enigmática rocha.

A Mãe do Ouro: Existem outros moradores que afirmaram ver luzes na pedra a noite, luzes misteriosas que começam a piscar misteriosamente e de repente elas somem. Eles afirmam que seria a Mãe do Ouro, uma crença baseada em um espirito que mostra a localização de uma jazida de ouro ou um tesouro enterrado. E como em todo lugar existe uma variação do mito que diz que essas luzes podem se transforma numa bela mulher, geralmente loira, que voa pelos ares com um vestido branco, refletindo a luz do sol. Seja como for existe um consenso entre a população que a Pedra da Ema esconde algo valioso.

Óvnis: Há quem  relacione as estranhas luzes com  Óvnis ( Objetos voadores não identificados)  tamanha é a simbologia exotérica dessa rocha. Além de moradores que narram ter visto bolas de fogo azuis cortarem a montanha e desaparecerem no vale.Seriam disco voadores?

Portais: Curiosamente existe no Pico do Corcovado uma falha natural semelhante, que pode ser avistada da Enseada de Botafogo, que assim como a Pedra da Ema esta em baixo relevo e que quando o sol atinge o meio dia,  surge inesperadamente  a figura de um pássaro íbis( ou seria outra ema?), que desaparece ao final da tarde. Seriam portais para algum local?

O Corcovado e a Pedra da Ema teriam alguma relação? Imagem divulgação.

Atualmente 

A Pedra da Ema é tombada pela Lei Municipal nº 5484/2003, como patrimônio natural do município de Cachoeiro de Itapemirim e faz parte do Corredor Ecológico Burarama, Pacotuba e Cafundó. Um local de paisagens exuberantes com dezenas de cachoeiras e reservas intocáveis da Mata Atlântica com exemplares centenárias de jacarandás, jequitibás e ipês.  A sua fauna é composta de pequenos macacos, capivaras, tucanos, papagaios e seriemas.

É possível chegar até o pé da Pedra por meio de uma trilha. Porém existem poucas informações sobre algum caminho para o seu cume. Mas é possível alcança-lo a pé. Na localidade existem guias locais.

A bucólica cidade de Burarama. Imagem divulgação.

Burarama

A palavra Burarama vem do Tupi Guarani e significa O que será árvore, e o seu gentílico seria buraramense. Esse pequeno povoado foi colonizado no final do século XIX, principalmente por africanos e italianos e até hoje é possível observar o reflexo da cultura europeia, principalmente nas construções das residências rurais e no cultivo do café, principal produto comercializado na região. Um belíssimo local que vale a visita. A Pedra da Ema, meus caros leitores, agradece.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

Um pequeno documentário sobre as lendas da Pedra da Ema.

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

 

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais