sáb 27/abril/2024 05:50
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Cume da montanha Baekdu. Imagem divulgação.

Sobre Homens e Montanhas: A Sagrada Montanha Baekdu

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Pela unificação das Coreias. Um só povo, uma só nação. Imagem divulgação

O topo de uma montanha é o lugar onde a vida encontra o mais puro significado de liberdade. Prof. Vinicius Montgomery

 

Dedicatória

Texto dedicado ao bravo povo da Coreia, e em especial ao Grão Mestre de Taekwondo Woo Jae Lee, considerado o pai do Taekwondo Brasileiro e orgulhosamente meu grande amigo. Taekwon.

 

A Montanha Baekdu

Ou Montanha do Cume Branco em português, é um pico que fica localizado na fronteira sino-coreana, entre a província chinesa de Jilin e a província norte coreana de Ryanggang. Um monte auspicioso, elegante e austero que se eleva a 2.744 metros de altitude, sendo a mais alta da península Coreana e da Manchúria. Na realidade esse pico se trata de estratovulcão, cuja última erupção ocorreu em 1903. Os principais rios da Coreia do Norte, o Tumen e o Amnok, nascem em seus vales. Essa montanha vulcão foi responsável por uma das maiores erupções da Ásia, e devido a tamanho poder, além das várias lendas que o cercam, ele é considerado um pico sagrado e também é conhecido como monte Paektu.

Dangun Wanggeom o fundador da Coreia. Imagem divulgação.

 

O Neto do Céu e Filho do Urso

Dangun Wanggeom, segundo as lendas coreanas, foi o  fundador da Coreia e rei-deus de Gojoseon, o primeiro de todos os reinos coreanos e que fica localizado próximo à atual província de Liaoning na China e próximo à península norte coreana.

Segundo a lenda, o deus Hwanin, o Senhor do Céu, teve um filho chamado Hwanung que ansiava em viver na terra entre seus vales e montanhas, e pediu ao seu pai o senhor do céu autorização para descer até o cume da Montanha Baekdu onde fundou a cidade dos deuses e junto com seus ministros instituiu leis e códigos morais, ensinando aos humanos várias artes, entre elas, medicina e agricultura.

A Memoria dos Três Reinos. Imagem divulgação.

Os animais também reverenciavam Hwanin, o que levou um urso e um tigre a orar para se tornarem humanos. Comovido pelo pedido, o filho do senhor do céu, deu a ambos vinte dentes de alho e um feixe de Artemísia, ordenando-lhes que comessem apenas estes alimentos sagrados e permanecessem fora da luz do sol por 100 dias. O tigre desistiu após cerca de vinte dias e saiu da caverna. No entanto, o urso perseverou e se transformou em uma bela mulher. Hwanin se sentiu seduzido pela mulher urso, a tomou como esposa e assim nasceu aquele que viria a fundar o Reino da Coreia: Dangun Wanggeom o neto do céu e o filho do urso. E ele nasceu justamente na cidade dos deuses no cume do Monte Baekdu. E  existe um simbolismo sobre o tigre e o urso, que ambos, podem representar a disputa que se abateu sobre esse país.

Dangun Wanggeom também é homenageado no Taekwondo. O padrão hyeong (poomsae) da faixa preta segundo dan, da Federação internacional de Taekwondo faz reverência a ele.

A história de Dangun está registrada nos pergaminhos de Samguk Yusa (Memória dos Três Reinos) do século 13. Essa obra  é considerada até hoje uma das maiores heranças culturais da Coreia, pois é nela que se encontra os mais antigos registros da história dessa gloriosa nação.

 

A Montanha da Paz

O Monte Baekdu, berço dos deuses e da própria Coreia, se tornou um símbolo espiritual dessa nação, o que atrai várias peregrinações. Localizado na Coreia do Norte, ele é uma fronteira neutra, um local sagrado e isento de conflitos, onde sua glória é compartilhada com os chineses e também com os sul coreanos que o escalam a partir da fronteira com a China. Devido esse fato ele virou um ícone de união entre os povos e em 2018 ele foi palco do encontro histórico entre Kim Jong-un e Moon Jae-in, em uma demonstração de boa vontade e paz após a bem sucedida reunião na  cúpula de Pyongyang. A imprensa mostrou o encontro dos líderes, que ao saírem em comboio pelas ruas da capital, a população nas calçadas agitava bandeiras e ramos de flores para pedir a unificação da mãe pátria.

O encontro da paz no cume do monte Baekdu. Imagem divulgação.

Atualmente 

Embora sendo considerado um território neutro, existe no lado norte coreano, nas imediações do Monte Baekdu uma pequena base de soldados do regime de Kim Jong-un que fazem o patrulhamento e a proteção da fronteira com a China e a Coreia do Sul. Por ser uma montanha sagrada existe uma crença (que pode ser uma propaganda política) que o pai do líder norte coreano nasceu aos pés desse monte em uma cabana, o que a torna uma espécie de terra santa deste governo. E como a fronteira com a Coreia do Sul está fechada, os sul coreanos que igualmente reverenciam a divindade dessa montanha , usam o caminho chinês para alcançar o cume e mesmo com um clima  de animosidade é proibido praticar atos de agressão entre as nações nesse local. E qualquer pessoa hoje em dia , desde que utilize o acesso dos sul coreanos, mesmo os estrangeiros, podem escalar o Baekdu em busca de paz e iluminação.

Baekdu a Montanha da Paz que pacientemente espera que um dia, em seu cume, tremule apenas uma bandeira.  A bandeira da nação coreana unificada.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=0mQ_sGFWNgg

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

 

Drogas_Alegre_26_04_24

PM resgata bebê de 8 meses em local insalubre de consumo de drogas em Alegre

Ricardo_Ferraço_China_26_04_24

Primeiro laboratório de excelência em mobilidade elétrica do Brasil será no ES

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

Leia mais