qua 24/abril/2024 21:03
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Burkhan Khaldun. O suposto túmulo de Genghis Khan. Foto divulgação

Sobre Homens e Montanhas: A Tumba de Genghis Khan

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Burkhan Khaldun significa Montanha de Deus. Foto divulgação

Eu não sou apenas um lobo solitário, eu sou uma espécie de Sísifo, que nunca atinge o cume. Eu sou o Sísifo e a pedra que empurro para cima da montanha é minha própria psique.

Reinhold Messner

 

Genghis Khan

Esse hábil líder mongol dispensa qualquer apresentação, pois e notório seus extraordinários feitos que ecoaram pelos séculos, fazendo dele um herói nacional e um dos maiores líderes da Mongólia. Entre esse feitos estão a vitória sobre a grande Muralha e consequentemente de toda a China a conquista do Império Tangute, e  a conquista de outros territórios que formariam um império de mais de 20 milhões de quilômetros quadrados.

Genghis Khan, gigantesca estatua com 40 metros de altura, fica região desértica de Tsonjin Boldog, na Mongólia. Foto divulgação.

Ele governou tudo entre o Oceano Pacífico e o Mar Cáspio. Porém, depois de sua morte, ele pediu para ser sepultado  em segredo, em um local desconhecido e que assim permanecesse por todos os séculos. Então um exército enlutado fielmente fez o traslado de seu corpo para casa, matando qualquer um que encontrasse para esconder a rota e também para proteger a integridade do corpo de seu general.

Quando o imperador foi finalmente enterrado, seus soldados montaram sobre 1.000 cavalos e pisotearam sua tumba para destruir qualquer vestígio restante. E essa tumba caros leitores é o foco do meu artigo, uma vez que ela pode estar localizada no seio de uma montanha.

 

A Montanha Burkhan Khaldun

 O local do túmulo desse bravo guerreiro, falecido em 18 de agosto de 1227, tem sido objeto de veneração, especulação e pesquisa. Por ser um local desconhecido, indícios arqueológicos apontam fortemente que a suposta localização desse santo graal da arqueologia asiática seria em alguma parte nas proximidades da montanha sagrada mongol de Burkhan Khaldun, na cordilheira de Khentii .

Burkhan Khaldun significa em dialeto local, “Montanha de Deus”, e  se ergue a 2.350 metros de altitude, na Província de Khentii, Mongólia. Essa montanha é considerada sagrada devido ao culto ao deus Tengri. O mesmo deus que segundo a História, Genghis Khan teria orado para conseguir unificar o povo mongol e os demais povos das estepes, e por lograr êxito o nosso imperador a considerava sagrada.

Bandeiras de oração aos pés da montanha sagrada. Foto divulgação

Essa montanha é tão especial que ela recebe o mérito de ser o “berço” da nacionalidade da Mongólia, uma vez que foi lá que nasceu a ideia de unificar os povos mongóis pelo imperador e que também ela representa a herança da vida tradicional dos povos nômades dessa nação. E logo após a ascensão de Genghis Khan, a área ao redor dessas magníficas cordilheiras foram seladas para o povo, apenas a família real mongol, poderia entrar nesse local que possui cerca de 240 quilômetros quadrados. Quem invadisse seria punido com a morte. E ate hoje descendentes das famílias que se tornaram os primeiros guardiães dessa área, habitam e protegem com afinco esse local contra visitas indesejadas e estrangeiros, podendo adentrar essas terras apenas com a autorização do governo ou do ancião da aldeia. São fieis às ultimas ordens de seu imperador e escavações são proibidas.

 

Marco Polo

Marco Polo conta em seus relatos de viagem que os 2.000 escravos que compareceram ao funeral foram mortos pelos fieis soldados do Kahn, e  que, por sua vez, foram mortos por outro grupo de soldados que matou qualquer um e qualquer coisa que cruzasse seu caminho. E por fim a história descrita pelo nosso amigo italiano afirma que esse último grupo de soldados  ao chegarem ao  seu destino, cometeram suicídio. Levando consigo o segredo da tumba do imperador.

 

Historiadores e arqueólogos

O Historiador Sodnom Tsolmon, professor na  Universidade de Ulan Bator e especialista em história mongol do século 13, acredita que o  fato de existir uma montanha sagrada, não significa que ele esteja enterrado ali.

Um dos vales da Montanha Sagrada. Foto divulgação.

E pelo fato da história supostamente narrar o pisoteio de mil cavalos sobre a tumba do imperador mongol, para não deixar nenhum vestígio leva os arqueólogos a acreditarem que tal manobra poderia ser impossível no topo da nossa montanha sagrada, e que se de fato isso ocorreu foi em uma planície ou em um vale dessa região montanhosa. Há especulações sobre o cemitério de  Xiongnu como uma possibilidade.

Uma das ultimas grandes expedições arqueológicas na tentativa de encontrar a tumba ocorreu entre os anos de 2015 e 2016, e foi liderada pelo arqueólogo francês Pierre-Henri Giscard, especialista em arqueologia mongol, mas o resultado dessa expedição não invasiva a montanha não resultou a nenhuma publicação  cientifica.

 

Patrimônio Mundial da Humanidade

A montanha e seus vales possuem uma flora riquíssima de estepe da Ásia Central e consiste em florestas de coníferas da taiga. Já existem 28 espécies de plantas relatadas no Livro Vermelho da Mongólia (Um livro destinado a listar espécies em raras e extinção, o Brasil possui um) sendo 15 dessas  espécies raríssimas

A fauna e igualmente riquíssima, o que torna o acesso a essa montanha algo cada vez mais difícil. De acordo com o livro Vermelho da Mongólia existem as espécies raras de mamíferos como  os cervos almiscarados, e aves raríssimas como a Águia-pintada-grande (Aquila clanga) e a Águia-pescadora de Pallas (Haliaeetus leucoryphus).

Logo diante do exposto a  questão da tumba segue sem resposta e, que vai continuar assim por muitos anos até que o mistério possa ser finalmente  revelado, principalmente porque toda a cordilheira ficou conhecido como o Ikh Khorig, ou “Grande Tabu”, e toda área, inclusive a montanha sagrada foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco.

Isso reduz drasticamente as esperanças dos arqueólogos de um dia encontrar a tumba, já que junto com título vem a proteção internacional da montanha, que na visão dos mongóis é sagrada e por devoção ao seu maior imperador deve ser guardada e respeitada.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

https://www.youtube.com/watch?v=VfHx7WyApxE&t=2099s

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais