sex 19/abril/2024 16:59
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
O suposto monte onde Jesus foi tentado. Foto divulgação

Sobre Homens e Montanhas: Jebel Quruntul, a Montanha da Tentação

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
O Jebel Quruntul a suposta montanha da tentação de Cristo. Foto divulgação

Tornou o diabo a levá-lo, agora, para uma montanha muito alta. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo com o seu esplendor e disse-lhe”: Tudo isto te darei, se postando-se, me adorares. Aí Jesus lhe disse: Vai-te, Satanás porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e a ele só prestarás culto”. (Mateus 4,8-10) 

 

O Monte da Tentação

O Monte da Tentação é uma montanha situada no deserto da Judéia, na Cisjordânia, onde, segundo os evangelhos, Jesus foi tentado pelo diabo logo após seu batismo, que aconteceu no rio Jordão por João Batista. Jesus movido pelo Espírito Santo se  retira para o deserto, para jejuar e orar, e assim se preparar para missão que o esperava.

Neste local, foi  tentado pelo demônio, que entre os vários  testes, se destaca o teste da falsa adoração. Onde Satanás, do alto deste monte, segundo a Bíblia, mostrou a Jesus todos os reinos e ofereceu-lhe poder, que foi prontamente recusado por Cristo.

A sua localização exata ainda é desconhecida, porém, durante a idade média, por influência da Imperatriz  Helena, ou Santa Helena para os católicos, que era a piedosa mãe do Imperador Constantino, e estudos arqueológicos recentes, apontam que um monte de formação calcaria chamado Jebel Quruntul (Em árabe) ou Monte Quarantania (Em hebraico antigo e significa Monte da Quarentena, em alusão aos 40 dias da tentação do redentor), seria  o lendário pico. Uma montanha que se ergue a 366 m de altura, localizado a 11 km, da cidade de Jericó , na Palestina. E essa montanha em especial, seria o guardião natural do caminho entre as cidades de Jerusalém e Ramallah para a cidade de Jericó e o Rio Jordão desde a antiguidade. Ou seja possui uma posição estratégica para rotas comerciais.

 

A teoria

A Imperatriz Helena, durante o reinado de seu filho Constantino, foi até a Terra Santa com uma comitiva considerável de soldados, historiadores, filósofos…com objetivo de resgatar historicamente a vida de Jesus Cristo. Cristã convicta como era, ergueu igrejas nos locais que ela identificou como sendo de nascimento, sepultamento e no Monte das Oliveiras em homenagem ao salvador. Uma vez no Monte das tentações ela, baseada nas escrituras, viu que do alto de seu cume era possível avistar a cidade de Jerusalém e todo o vale do Jordão. Logo seria esse o local, segundo ela, que o diabo ofereceria os reinos da Terra a Jesus. Atualmente muitos arqueólogos concordam com Helena.

 

O Mosteiro da Tentação

Por sua posição e visão privilegiada  das rotas comerciais, anos depois da passagem de Santa Helena,  os  Cavaleiros Templários, que ali se estabeleceram logo após a conquista da cidade santa,  construíram uma formidável fortificação no topo da montanha, onde conseguiam armazenar agua, armas e suprimentos.

A fortaleza da Tentação, que anos mais tarde viraria o Mosteiro da tentação. Foto divulgação

O comando da ordem templária da década de 1170 ou início da década de 1180, determinou ao responsável pelo comando de  Jerusalém de sempre manter no mínimo dez cavaleiros  na fortificação,  para reforçar a segurança desse caminho e assim proteger e ajudar quaisquer nobres, mercadores ou necessitados que estivessem atravessando esse local. Porém com a derrocada dos templários, um mosteiro foi erguido no local do forte.

O Mosteiro da Tentação, surgiu em meios aos escombros da fortaleza templaria, um templo erguido por católicos ortodoxos gregos. No mosteiro, no topo da montanha, você ainda hoje, pode encontrar um muro erguido pelos cavaleiros, ecos distantes daquela que outrora foi uma poderosa fortaleza.

 

O acesso e o teleférico

Um  empresário palestino construiu um teleférico de 1.330 metros com 12 cabines, que saem das ruínas da antiga igreja de Jerico ate o mosteiro da Tentação, com capacidade de transportar até 625 pessoas por hora.

A empresa garante que esse seria o teleférico mais longo abaixo do nível do mar, inclusive buscando esse reconhecimento através do Guinness Book, mas com a  pandemia o turismo na região reduziu bastante e ainda existe o conflito com os monges que habitam na montanha, que não foram consultados sobre o projeto e às vezes fecham as portas do mosteiro para grupos de turistas. Porém continua a funcionar. O acesso até o topo da montanha também pode ser feito a pé.

 

Atualmente

Jebel Quruntul faz parte da área “Selvagem” de El-Bariyah e pode se tornar Patrimônio Mundial, segundo a UNESCO, e foi incluído nesse Parque Arqueológico, o Oásis de Jericó.

E na literatura, existe um poema, do escritor e Henry Wadsworth Longfellow chamado Mount Quarantania, onde ele menciona essa montanha e o evento da tentação.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Roberto Carlos

Roberto Carlos 83 anos: faça um tour pela “Rota Emoções” que marcou a vida do Rei

Torre Eiffel com o céu azul rosado e neve, mostrando Paris no Outono

Descubra 12 dicas para aproveitar Paris no outono

Leia mais