sex 3/maio/2024 22:45
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
O Monte Santa Helena em erupção. Foto: Divulgação

Sobre Homens e Montanhas: O incidente no Canyon dos Primatas

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Gravura representando o ataque a cabana dos mineradores em 1924.

As montanhas da vida não existem apenas para que você chegue no topo, mas para que você aprenda o valor da escalada. 

Anônimo.

 

O Monte Santa Helena

É  um vulcão ativo localizado no condado de Skamania em Washington nos Estados Unidos e situa-se a 154 km ao sul da cidade de Seatlle. E ele  recebeu esse nome por conta do diplomata britânico Lord St Helens, um amigo do explorador George Vancouver, que fez um levantamento cartográfico e geológico da região no final do século XVIII. Esse  monte possui  2.549 metros de altitude e sua cratera tem em torno de 1,6 km de largura e tem forma de ferradura.

Se erguendo em meio à Cordilheira das Cascatas, é parte do Arco Vulcânico das Cascatas, um segmento do Círculo de Fogo do Pacífico, que inclui mais de 160 vulcões ativos, entre eles, o Monte Shasta. A sua última erupção ocorreu em 18 de maio de 1980 e se tornou o evento vulcânico mais destrutivo da história dos Estados Unidos, onde 57  pessoas foram mortas e mais de 250 casas , 47 pontes, 24 km de estradas de ferro e 298 km de rodovias foram destruídos.

Mas o Monte Santa Helena não é famoso apenas por sua força descomunal. Ele, meus caros leitores, abriga em sua base o misterioso Canyon dos Primatas, o que, o torna ainda ainda mais emblemático.

 

O Canyon dos Primatas

O Canyon dos Primatas ou Ape Canyon, como é mais popularmente conhecido, é um desfiladeiro que desabrocha ao longo da base sudeste do Monte Santa Helena se estendendo ao longo das Planícies de Abraham, em um belíssimo vale de natureza intocada e impressionante beleza cênica. Ele se formou em consequência das inúmeras erupções do vulcão que o abriga e esse desfiladeiro guarda em seus mistérios, encoberto as sombras de sua floresta um enigma, que se tornou um desafio para a criptozoologia (ciência que estuda espécies de animais hipotéticos e também de animais presumivelmente extintos) desvendar. E que seria a lenda do Pé Grande.

 

Ano de 1924

Tudo começa nesse ano, nas densas matas do Ape Canyon, quando um grupo de garimpeiros, atraídos pela cobiça e inúmeras histórias sobre esse local, foram em busca do tão sonhado ouro.

Eles decidiram que iriam ficar ricos, e em um certo dia,  descreveram, em uma de suas prospecções, ter encontrado homens enormes semelhantes a gorilas próximo da cabana que  haviam construído para suas viagens de mineração. Os mineradores descrevem que quando chegaram ao local, presenciaram quatro desses animais hominídeos gigantes movendo-se pela floresta com passos eretos e grunhindo, e assustado, um dos garimpeiros apanhou seu rifle e disparou varias vezes contra um desses seres extraordinários, que mesmo ferida, a criatura conseguiu fugir com as demais.

Mas não foi o fim da historia, naquela mesma noite a cabana onde os garimpeiro se abrigavam foi alvo de um ataque dos Pés Grandes, que lançaram varia rochas sobre o pequeno casebre, destroçando o telhado, mas felizmente ninguém se feriu. Os nomes desses garimpeiros eram Fred Beck, Gabe Lefever, John Peterson, Marion Smith e o seu filho Roy.

A clássica foto da pegada do Ieti, ou abominável homem das neves. Foto: Divulgação

E ao raiar do dia os garimpeiros fugiram para a cidade, contando a todos, o terrível relato dessa inacreditável experiência, que por conta desse episódio sinistro o canyon ganhou alcunha de Primatas e  se tornou o marco zero das historias de avistamentos com o Pé Grande.

 

Pé Grande, Ieti, Bigfoot ou Sasquatch

Essas são algumas de suas inúmeras designações e suas descrições costumam variar de local para local de avistamentos, sobretudo no Himalaia, onde ele é conhecido como Ieti, e os criptozoólogos o descrevem  como um ser de aparência  simiesca, com seu corpo, exceto nas mãos e nos pés, coberto de um denso e grosso pelo, com sua coloração podendo variar de preto, marrom e branco (Himalaia).  As suas  pegadas são enormes, daí a origem do seu nome, possuindo grandes  semelhanças às pegadas humanas, e tem um odor característico, e muito forte, parecido com o cheiro  de um ser humano mas de forma muito intensa. Eles podem pesar mais de 500 quilos,  atingir 3 metros de altura e são extremamente fortes, e pelo relato de inúmeras testemunhas, eles possuem hábitos noturnos, uma vez que a maioria dos avistamentos ocorrem à noite.

O Canyon dos Primatas. Foto: Divulgação

 

Alpinista desaparecido

Jim Carter era um  montanhista de 32 anos e  estava com um grupo de escalada de 20 membros de Seattle, que decidiram conquistar o Monte Santa Helena em maio de 1950.

Por ser um dos integrantes mais experientes, ele se afastou do grupo para tirar mais algumas fotos para documentar toda a empreitada, porém  algo ocorreu na descida da montanha, e ele  simplesmente desapareceu. A ultima vez que foi visto, ele estava no  marco natural chamado Dog’s Head, quando se separou do grupo. Realizaram uma enorme busca, mas nada foi encontrado. Havia indícios que ele poderia ter caído no fundo do canyon, porém os resgatistas não o encontraram como esperavam. Até mesmo o equipamento dele desapareceu.

Esse desaparecimento  é um mistério sem solução até hoje, declarou Bob Lee,  um montanhista de Portland cujas credenciais incluíam ser membro do exclusivo Alpine Club e líder da expedição americana do Himalaia de 1961 e conselheiro da expedição de 1963.

Estaria o desaparecimento desse alpinista  ligado ao famoso ataque do Pé Grande de 1924?

 

Conclusão

O Pé Grande  acabou se tornando uma figura celebrada no mundo inteiro. Mas vários cientistas, em especial alguns primatologistas, no entanto, afirmam que nenhum desses avistamentos ou relatos provam que ele realmente exista, pelo simples fato de nunca terem encontrado cadáveres e nem ossadas dessas criaturas, o que potencializam ainda mais as dúvidas quanto à sua materialidade.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil.

Para saber mais:

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Leia mais