sex 29/março/2024 05:03
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Sibusiso Vilane,o primeiro negro a conquistar a maior montanha da Terra.Chefe de escoteiro,filantropo e alpinista

Sobre homens e montanhas: Sibusiso Vilane, o 1º negro a subir o Everest

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
ARTIGO: Marcio do Nascimento Santana, historiador, montanhista, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim.

“Fiz a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores”

Cora Coralina

Novembro é o mês da consciência negra, e baseado nisso resolvi escrever sobre esse icônico e heroico personagem das alturas, uma singela contribuição e homenagem sobre o conquistador do terceiro polo e maior montanha do mundo. O aventureiro e montanhista Sibusiso Vilane, que até hoje é desconhecido por muitos.

Para elaborar o artigo, porém, pesquisei muito pela internet e outras fontes, e qual foi minha surpresa que na imprensa brasileira não há qualquer menção da conquista e de seu conquistador. Espero reparar esse descaso da imprensa brasileira com esse artigo, e conto com você leitor para que ajude a divulgá-lo.

Infância

O nosso herói sul-africano Sibusiso Vilane nasceu em 1970. Nessa época vigorava em seu país o apartheid, regime de segregação racial implementado na África do Sul em 1948, e adotado até 1994. A partir de finais da década de 1970, os negros foram privados de sua cidadania.

O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul. E assim, nesse contexto tão radical, o seu pai sul-africano e sua mãe de etnia Suazi mudaram-se com a família para a Suazilândia, onde Vilane estudou, e aos 11 anos de idade ganhou o seu primeiro calçado, e assim pode completar os seus estudos.

Sibusiso passou uma parte de sua vida como trabalhador braçal e valendo-se de sua experiência como pastor de cabras, Vilane começou sua carreira de guarda florestal na Reserva Natural Malolotja na Suazilândia em 1993.Foi nesse período que ele conheceu John Doble,um comissario britânico que viria a ser o seu mentor e benfeitor e também um grande amigo,e que o apresentou ao montanhismo.

O montanhismo

Vilane começou a escalar em 1996. Em 1999, ele alcançou o cume do Monte Kilimanjaro e foi para o Himalaia em 2002, escalando com sucesso os picos Pokalde, Loubuche e o Island Peak, todos com mais de 6.000 metros de altura, como parte de seu treinamento para a expedição ao Monte Everest.

Em março de 2003, Vilane partiu novamente para o Himalaia, em sua busca para ser o primeiro africano negro a atingir o topo da montanha mais alta da Terra, o Everest, e obteve sucesso.

 

Sibusiso Vilane, exemplo de superação, garra e determinação.

 

A conquista

Ele alcançou o topo do Monte Everest com sucesso em 26 de maio de 2003, pela face Sul.

Naquele dia, o presidente sul- africano Thabo Mbeki o felicitou por sua conquista. “Nisto, ele mostrou as alturas que todos podemos escalar na vida se colocarmos o nosso ombro no volante e trabalharmos as coisas sem esmorecer. Sibusiso, você nos orgulha!”

Segunda conquista

Em 2005, Vilane alcançou o cume do Everest novamente com Sir Ranulph Fiennes e Alex Harris, depois de acessar o pico do North Ridge – o lado mais difícil e estatisticamente menos bem-sucedido.

Essa conquista significa que ele é o primeiro negro  a escalar o pico mais alto do mundo duas vezes e por duas rotas diferentes. Três instituições de caridade para crianças se beneficiaram com sua escalada: The Birth to Twenty Research Program na Wits University, a Africa Foundation e a SOS Children’s Village na Suazilândia.

Os sete picos

Vilane também foi o primeiro escalador negro a conquistar os sete picos, confira o cronograma ao final da matéria.

O Polo Norte

Após esses feitos extraordinários, Vilane chegou ao Polo Norte em 12 de abril de 2012. Este, caro leitor, seria o obstáculo final para se tornar a primeira pessoa negra a completar o Desafio dos Três Polos (Polo Sul, Polo Norte e o Monte Everest). O Polo Sul foi conquistado por ele no ano de 2008.

Trabalho humanitário

Desde 2006, Vilane é o embaixador africano da Lifeline Energy.

Vilane foi premiado em 2006 com a Ordem de Ikhamanga (Bronze) pelo presidente Mbeki.

É embaixador oficial do programa Mandela Bangle, que beneficia a campanha Mandela Day School Library.

É patrocinador dos projetos de Oferta Global (GO).

É embaixador ecológico da Indalo Yethu, uma organização governamental que se empenha em aumentar a conscientização sobre o meio ambiente.

Vilane fundou um clube de corrida chamado Born to Win.

Em dezembro de 2013, ele foi nomeado Escoteiro Chefe dos Escoteiros da África do Sul, cargo que ocupou até 2017.

Em dezembro de 2011, Vilane foi apresentado à rainha do Reino Unido em uma recepção no Palácio de Buckingham. A recepção foi realizada para reconhecer os envolvidos no montanhismo e exploração, onde foi homenageado.

The Seven Summits, ou os Sete Picos, e o cronograma de Vilane:
  1. Monte Kilimanjaro (África) 1999
  2. Monte Everest (Ásia) 2003 – Sul e 2005 – Norte
  3. Aconcágua (América do Sul) 2006
  4. Monte Elbrus (Europa) 2006
  5. Pirâmide Carstensz (Oceania) 2006
  6. Vinson Massif (Antártica) 2006
  7. Denali / Mount McKinley (América do Norte) 2008.

Atualmente

Sibusiso Vilane pretende escalar o Monte Everest uma terceira vez, além de ser um sério candidato a ser contemplado com a Medalha Sir Edmund Hillary Mountain Legacy.

E assim ele escreve a sua história de inspiração e superação, onde até reis e rainhas se curvam a tamanha dedicação e boa vontade. Sibusiso Vilane é um verdadeiro vencedor e um extraordinário ser humano.

O nosso herói ainda tem uma ONG que ajuda crianças carentes.

Para frente e para o alto

Montanha Brasil.

Leia mais: Sobre homens e montanhas: Medalha Sir Edmund Hillary Mountain Legacy

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais