
As melhores escolhas da vida sempre serão: Bons amigos e boas montanhas.
Anônimo
Principais siglas do Sobrevivencialismo
CAL: Significa Cabeluda, Amarga e Leitosa. Se um vegetal ou uma fruta tiver uma ou mais dessas características (cabelos, seiva leitosa, amargor), fuja o mais rápido possível, pois é uma planta venenosa. Essa sigla foi criada para orientar o sobrevivente no que se refere à alimentação, pois no ambiente natural podemos comer muitas vegetais e animais. Porém existem muitas plantas tóxicas que podem causar alergia, diarreia, dor de barriga e até mesmo levar à morte. E atento a isso foi criado essa sigla para orientar o sobrevivente a identificação de plantas seguras e comestíveis.
ESAON: Significa Estacionar, Sobreviver, Alimentar, Orientar e Navegar. Ou seja, o sobrevivente que estiver perdido e desorientado deve primeiro Estacionar (parar), e logo depois Sobreviver (construir um abrigo, encontrar água, cuidar dos ferimentos…) e em seguida Alimentar (repor proteínas e carboidratos) e uma vez parado, protegido e alimentado ele deverá se Orientar (identificar pontos de referência, pensar, definir os pontos cardeais, rios…) e por fim Navegar (uma vez estabelecida uma rota é só navegar pelo terreno até encontrar civilização).
PRAC: Significa: Proteção, Resgate, Água e Comida. Uma vez navegando o próximo objetivo e procurar seguir o protocolo PRAC (Esse protocolo seria de deslocamento), ou seja, mesmo em movimento o sobrevivente deverá priorizar:
Proteção, que envolve tudo que garanta a sua segurança, como confecção de armas para se proteger de homens mau intencionados e animais, armadilhas para bichos, abrigos para se proteger do tempo etc…
Resgate sempre ter em mãos uma forma de de facilitar o resgate como sinalizadores, saber sinais de fogo, dominar o código Morse, sinais de pista feitos com troncos e pedras, saber usar um rádio e luzes…Enfim, tudo o que um sobrevivente pode fazer para revelar sua posição à equipe de resgate.
Água, a necessidade primaria de todos os seres vivos. Logo se manter hidratado deve ser prioridade antes mesmo que o alimento. E uma vez que a encontre é necessário fervê-la ou purificá-la de outra forma.
Comida, onde se aplica o protocolo CAL , uma vez que achar alimentos e suprir a nossa segunda maior necessidade, após encontrar água.
A Regra dos Terços da Sobrevivência:
3 Minutos sem Ar;
3 Horas sem Abrigo;
3 Dias sem Agua;
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
3 Semanas sem Alimento.
5 Cs do Sobrevivencialismo:
1 Corte = Faca;
2 Corda = Corda, cordinhas, cordeletes;
3 Cantil = Agua;
4 Cobertura = Lona, anoraque, abrigo;
5 Combustão = Isqueiro, fósforo, pederneira.
Outros Termos:
BOB: Bug Out Bag (Bolsa de fuga ou de sobrevivência) que consiste em um mochila equipada com itens capazes de manter o sobrevivente vivo pelo tempo de 72 horas. O conceito de BOB é amplamente difundido entre os praticantes de Sobrevivencialismo e buschcraft, que guardam essas mochilas em seus carros e em casa, e só a acessam se for realmente necessário.
EDC: Every Day Carry e consiste em uma serie de pequenos itens que usamos no dia a dia, como isqueiros, lanternas canivetes canetas…
BOV: Bug Out Vehicle (Carro de fuga) que seria um veículo em que o sobrevivente usará em caso de uma evacuação de urgência, e que deve ser previamente preparado.