qua 10/dezembro/2025 09:22
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Sudene inicia plano inédito de combate à desertificação no Espírito Santo

O estado, que possui 31 municípios na área de atuação da autarquia, é um dos contemplados na iniciativa.
Foto: Freepik

De forma inédita, a Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) começou a estruturar um plano de ações para combater a desertificação no Espírito Santo.

O estado, que possui 31 municípios na área de atuação da autarquia, é um dos contemplados na iniciativa, voltada a fortalecer instrumentos de gestão pública e promover o desenvolvimento sustentável.

Entre os dias 8 e 14 de agosto, os municípios de São Mateus, Alegre e Colatina receberam eventos de escuta social, coordenados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), parceira da Sudene no projeto.

Dos dez estados participantes, apenas o Espírito Santo ainda não tinha um plano estruturado.

Os encontros tiveram como objetivo construir uma proposta inédita para o estado, a partir da opinião de especialistas e da sociedade civil.

O processo de elaboração dos planos estaduais de combate à desertificação ocorre em três etapas: diagnóstico, revisão e consolidação.

Cada estado avança conforme suas necessidades, seguindo as diretrizes do Plano de Ação Brasileiro de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAB), que define medidas de curto, médio e longo prazo.

Apesar de não enfrentar desertificação generalizada devido ao clima tropical úmido e à alta pluviosidade, municípios das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo apresentam áreas suscetíveis ao problema.

Nos debates, especialistas ressaltaram a importância de preservar o solo e evitar a degradação ambiental, que pode afetar biodiversidade, agricultura e pecuária.

O diálogo também buscou ampliar o engajamento de entidades sociais e políticas em torno do tema.

As discussões nos seminários foram organizadas em cinco eixos:

– Gestão sustentável para neutralizar a degradação da terra;

– Adaptação às mudanças climáticas e mitigação dos efeitos da seca;

– Pesquisa, inovação e gestão da informação;

– Melhoria das condições de vida da população afetada;

– Governança e fortalecimento institucional.

Victor Uchôa, coordenador da Coordenação de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, destaca que a iniciativa da Sudene permite que cada estado planeje ações de acordo com sua realidade, identificando áreas prioritárias e definindo estratégias.

“É uma forma de integrar o desenvolvimento regional à sustentabilidade e ao enfrentamento das mudanças climáticas”, enfatizou Victor Uchôa

Os próximos seminários acontecerão na Paraíba, entre os dias 1º e 8 de setembro. A participação é aberta ao público”, informou.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.proades.com.br

.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
fgts

Caixa libera a moradores de Conceição do Castelo saque do FGTS

muniz-freire-agrofest2-

Muniz Freire realiza Agrofest de quinta a domingo no Parque de Exposições

fachada-multivix-09-12-25

Concurso da Ales neste domingo: veja onde serão aplicadas as provas

incaper-ponkan-cafe-ordenha-mecanica-

Incaper promove evento para agricultores em Conceição do Castelo

inteligencia-artificial-

ChatGPT como guia turístico. Especialista alerta sobre riscos e limites

banco-central3

Mercado eleva para 2,25% crescimento previsto da economia em 2025

estudante-sala-de-aula

Violência atinge 90% dos professores e ameaça ensino no país

mega-sena3

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 20 milhões nesta terça (9)

Leia mais