sáb 12/julho/2025 17:13
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Sul do Estado registra 3ª morte por febre maculosa em 8 dias, desta vez em Mimoso

Wany Thomaz de Souza, de 23 anos, moradora da localidade do Sossego, zona rural de Ponte do Itabapoana, em Mimoso do Sul, morreu na última quarta-feira (5) de febre maculosa. Esta é a terceira morte pela doença na região sul do Estado em oito dias As outras duas foram em Itapemirim.

A informação foi divulgada pela Prefeitura de Mimoso do Sul, através de sua Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, em seu perfil no Instagram. A mulher era casada e deixa dois filhos.

Segundo Thiago Costa Santiliano, Agente de Endemias e Referência da Vigilancia Epidemiológica Mimoso do Sul, a  contaminação ainda está sob investigação.

Ele conta que tão logo que o setor ficou sabendo do caso conversou com a paciente no hospital. Ela relatou ter sido picada no pé por um carrapato.

“Daí surgiu a suspeita, que foi confirmada após os exames laboratoriais realizados pelo Lacen/ES. A Vigilância do município segue em investigação e monitora os familiares por meio da Estratégia da Saúde da Família do distrito”, esclarece.

Thiago Santiliano diz que a vigilância epidemiológica está em processo de investigação, busca ativa de possíveis novos casos e orientação a todos que frequentam a área de ocorrência da transmissão.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE AS OUTRAS MORTES

Carolina Batista Silva, a Carol, moradora de Rio Muqui Pedra, interior de Itapemirim, que é a segunda vítima da febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato, morreu na manhã do último domingo (2).

A mulher estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico Litoral Sul. Ela foi hospitalizada no dia 22 de setembro com dor de estômago, diarreia, vômito e dor de cabeça.

O marido dela, Bruno, que passou mal e foi parar no UPA no dia 19 de setembro, também testou positivo e continua internado no mesmo hospital.

A primeira morte registrada com pacientes do município ocorreu no dia 27 de setembro, na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. A vítima foi o vendedor Antônio Everaldo Rodrigues, 49 anos, o Alagoano.

Segundo levantamento feito até o momento, alguns dias antes de surgirem os primeiros sintomas, Bruno, Antônio e mais três pessoas foram pescar próximo a um rio em uma localidade vizinha, onde há presenças de capivaras e carrapatos.

Também está sendo investigada a possibilidade da doença estar relacionada à carne de uma capivara, que foi consumida por alguns pacientes.

De acordo com a Prefeitura de Itapemirim, foram notificados seis casos suspeitos em Itapemirim, sendo que três foram confirmados e os demais tiveram resultado negativo.

Em nota, a prefeitura ressaltou que “se solidariza com familiares e amigos das vítimas e estima melhoras ao paciente que segue internado”.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onibus-cachoeiro

Linha Circular Boa Esperança terá trajeto ampliado a partir de segunda-feira (14)

parque-diversao-mimoso-morte-trabalhador-11-07-25-

Jovem morre em acidente de trabalho em parque de diversões em Mimoso

queijo-minas-meia-cura

Queijos artesanais do Espírito Santo conquistam prêmios nacionais

voo-livre-alfredo-chaves2-2025-

Alfredo Chaves é palco da final do Brasileiro de Parapente

CAPA ICEPi

ICEPi abre 36 vagas para Residência Médica. Inscrições vão até 18 de julho

prefeito-ferraco-2025-

Taxação dos EUA prejudicará setor de rochas cachoeirense

ales

Assembleia define critérios de concurso com 35 vagas e salários de até R$ 9,6 mil

blitz-sesp-bafometro

Polícia de Trânsito registra 4.634 recusas ao teste do bafômetro até junho

Leia mais
plugins premium WordPress