sex 3/maio/2024 01:30
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Sul do Estado registra 3ª morte por febre maculosa em 8 dias, desta vez em Mimoso

redacao
Redação Dia a Dia

Wany Thomaz de Souza, de 23 anos, moradora da localidade do Sossego, zona rural de Ponte do Itabapoana, em Mimoso do Sul, morreu na última quarta-feira (5) de febre maculosa. Esta é a terceira morte pela doença na região sul do Estado em oito dias As outras duas foram em Itapemirim.

A informação foi divulgada pela Prefeitura de Mimoso do Sul, através de sua Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde, em seu perfil no Instagram. A mulher era casada e deixa dois filhos.

Segundo Thiago Costa Santiliano, Agente de Endemias e Referência da Vigilancia Epidemiológica Mimoso do Sul, a  contaminação ainda está sob investigação.

Ele conta que tão logo que o setor ficou sabendo do caso conversou com a paciente no hospital. Ela relatou ter sido picada no pé por um carrapato.

“Daí surgiu a suspeita, que foi confirmada após os exames laboratoriais realizados pelo Lacen/ES. A Vigilância do município segue em investigação e monitora os familiares por meio da Estratégia da Saúde da Família do distrito”, esclarece.

Thiago Santiliano diz que a vigilância epidemiológica está em processo de investigação, busca ativa de possíveis novos casos e orientação a todos que frequentam a área de ocorrência da transmissão.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE AS OUTRAS MORTES

Carolina Batista Silva, a Carol, moradora de Rio Muqui Pedra, interior de Itapemirim, que é a segunda vítima da febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato, morreu na manhã do último domingo (2).

A mulher estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Evangélico Litoral Sul. Ela foi hospitalizada no dia 22 de setembro com dor de estômago, diarreia, vômito e dor de cabeça.

O marido dela, Bruno, que passou mal e foi parar no UPA no dia 19 de setembro, também testou positivo e continua internado no mesmo hospital.

A primeira morte registrada com pacientes do município ocorreu no dia 27 de setembro, na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. A vítima foi o vendedor Antônio Everaldo Rodrigues, 49 anos, o Alagoano.

Segundo levantamento feito até o momento, alguns dias antes de surgirem os primeiros sintomas, Bruno, Antônio e mais três pessoas foram pescar próximo a um rio em uma localidade vizinha, onde há presenças de capivaras e carrapatos.

Também está sendo investigada a possibilidade da doença estar relacionada à carne de uma capivara, que foi consumida por alguns pacientes.

De acordo com a Prefeitura de Itapemirim, foram notificados seis casos suspeitos em Itapemirim, sendo que três foram confirmados e os demais tiveram resultado negativo.

Em nota, a prefeitura ressaltou que “se solidariza com familiares e amigos das vítimas e estima melhoras ao paciente que segue internado”.

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

Leia mais