seg 14/outubro/2024 18:31
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Taça & Prosa

Post Artigo - Instagram - 22
Raquel Poleto Fonseca

Durante séculos, o homem e a videira selaram uma aliança curiosa. Domesticar aquele arbusto teimoso, selvagem, que se esparrama em busca do sol, rende ao mundo um fruto milenar, talvez tão célebre quanto a maçã de Adão e Eva. E desse fruto, um suco fermentado, uma bebida que atravessa os tempos, capaz de inebriar a mente e aquecer a alma: o vinho!

Ele chega de mansinho em nossa taça, convida-nos para uma prosa. Quem nunca fechou os olhos e conversou consigo mesmo no primeiro gole da taça, naquela conversa secreta que só o vinho pode despertar?

Cada garrafa tem a sua magia, nos congrega ao redor da mesa, nos bares e botecos da vida, nos faz companheiros. Agrada a gregos e troianos, como diz o ditado. Os puristas o bebem em suas finas taças de cristal, os modernistas em copos de vidro, descomplicados… Vinhos em lata, ótimos para beira da praia, vinhos sem álcool e veganos, um movimento crescente entre a geração Z. São tempos modernos, atualizações na versão de Baco ou Dionísio, dependendo do seu aplicativo. (Risos)

Porém, o que realmente importa quando bebemos vinho? Importa o gosto pessoal, importa a curiosidade em descobrir o próximo rótulo ou o conforto de saber o que vai encontrar na taça. Está tudo bem! Claro que existem momentos adequados para cada experiência com vinho: uma degustação técnica, por exemplo, requer concentração total e técnica; à beira da piscina, no verão brasileiro ou no churrasco com amigos; descontração e leveza harmonizam perfeitamente.

Taça & Prosa é isso! Nessa coluna quinzenal, vamos conversar sobre vinho, uvas e suas combinações, curiosidades, dicas e novidades, compartilhar experiências e informações, esclarecer dúvidas e quebrar mitos sobre esse assunto vastíssimo que é o mundo do vinho. Tudo de uma forma leve e descontraída. Como um bom bate papo entre amigos!

Pegue sua taça e venha saborear um dedo de prosa. Saúde!

Raquel Poleto Fonseca, natural de Cachoeiro de Itapemirim, é escritora, contadora e sommelière de vinhos pelo Instituto Federal de São Paulo, com certificações especializadas pela Embrapa Uva e Vinho, Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Enagro. É curadora de confrarias e do projeto Livros e Vinhos, unindo sua paixão por palavras e vinhos para criar experiências que conectam pessoas

Respostas de 2

  1. Excelente ideia esta de compartilhar seu amor por vinhos, escritas e prosa conosco também por aqui… Aguardaremos o próximo texto!!!! Parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Eleições 2024: confira o prazo para justificar seu voto no 1º turno

assalto-roubo-revolver-violencia-09-07-23

Bandidos rendem caminhoneiro e levam carga de cerveja na BR 101-Sul

vinhos-13-10-20224

Vinhos de mesa ou vinhos finos? Eis a questão!

homem-idoso-roca-b-13-10-2024

Tio Quinquim e a bênção

grey-man-homem-cinza-c-13-10-2024

Rumo ao Inexplicável: O Homem Cinza

menina-com-uma galinha-13-10-2024

O trem, o galo e o sabão

pesquisa-calculo-12-10-2024

Instituto Jones dos Santos Neves seleciona bolsistas com valores de até R$ 5,5 mil

matriz-velha-tour-360-12-10-2024

Seminário de turismo religioso em Cachoeiro terá palestras e apresentações musicais

Leia mais
plugins premium WordPress