ter 8/julho/2025 05:42
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Taça & Prosa

RAQUEL POLETO FONSECA. Durante séculos, o homem e a videira selaram uma aliança curiosa. Domesticar aquele arbusto teimoso, selvagem, que se esparrama em busca do sol, rende ao mundo um fruto milenar, talvez tão célebre quanto a maçã de Adão e Eva. E desse fruto, um suco fermentado, uma bebida que atravessa os tempos, capaz de inebriar a mente e aquecer a alma: o vinho!

Durante séculos, o homem e a videira selaram uma aliança curiosa. Domesticar aquele arbusto teimoso, selvagem, que se esparrama em busca do sol, rende ao mundo um fruto milenar, talvez tão célebre quanto a maçã de Adão e Eva. E desse fruto, um suco fermentado, uma bebida que atravessa os tempos, capaz de inebriar a mente e aquecer a alma: o vinho!

Ele chega de mansinho em nossa taça, convida-nos para uma prosa. Quem nunca fechou os olhos e conversou consigo mesmo no primeiro gole da taça, naquela conversa secreta que só o vinho pode despertar?

Cada garrafa tem a sua magia, nos congrega ao redor da mesa, nos bares e botecos da vida, nos faz companheiros. Agrada a gregos e troianos, como diz o ditado. Os puristas o bebem em suas finas taças de cristal, os modernistas em copos de vidro, descomplicados… Vinhos em lata, ótimos para beira da praia, vinhos sem álcool e veganos, um movimento crescente entre a geração Z. São tempos modernos, atualizações na versão de Baco ou Dionísio, dependendo do seu aplicativo. (Risos)

Porém, o que realmente importa quando bebemos vinho? Importa o gosto pessoal, importa a curiosidade em descobrir o próximo rótulo ou o conforto de saber o que vai encontrar na taça. Está tudo bem! Claro que existem momentos adequados para cada experiência com vinho: uma degustação técnica, por exemplo, requer concentração total e técnica; à beira da piscina, no verão brasileiro ou no churrasco com amigos; descontração e leveza harmonizam perfeitamente.

Taça & Prosa é isso! Nessa coluna quinzenal, vamos conversar sobre vinho, uvas e suas combinações, curiosidades, dicas e novidades, compartilhar experiências e informações, esclarecer dúvidas e quebrar mitos sobre esse assunto vastíssimo que é o mundo do vinho. Tudo de uma forma leve e descontraída. Como um bom bate papo entre amigos!

Pegue sua taça e venha saborear um dedo de prosa. Saúde!

Raquel Poleto Fonseca, natural de Cachoeiro de Itapemirim, é escritora, contadora e sommelière de vinhos pelo Instituto Federal de São Paulo, com certificações especializadas pela Embrapa Uva e Vinho, Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Enagro. É curadora de confrarias e do projeto Livros e Vinhos, unindo sua paixão por palavras e vinhos para criar experiências que conectam pessoas

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Respostas de 2

  1. Excelente ideia esta de compartilhar seu amor por vinhos, escritas e prosa conosco também por aqui… Aguardaremos o próximo texto!!!! Parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
concurso-selecao-processo-seletivo2

Justiça suspende processo seletivo da Prefeitura de Castelo a pedido do MPES

ilustracao-feira-es-mais-ilustra-

Feira de Ilustração agita o Centro de Vitória nesta sexta (11) e sábado (12)

cnh social

CNH Social: Detran convoca 1.125 suplentes para vagas remanescentes

roubo-material-limpeza

Homem é detido em Cachoeiro após suspeita de furto em residência

deputada-estadual-camila-valadao

Deputada propõe falta abonada para cuidado de filhos e dependentes

policia-civil3

Assembleia discute nesta terça (8) saúde de trabalhadores da segurança pública

Policia_Militar

Polícia aborda carro suspeito com placa adulterada em Apiacá

crianca-primeira-infancia

Semana da Primeira Infância tem programação especial no ES

Leia mais
plugins premium WordPress