Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) estiveram em Presidente Kennedy durante a semana para conhecer as possíveis áreas para construção de um campus da rede federal de ensino e para conversar com servidores da prefeitura.
Eles tiveram uma reunião com o prefeito Dorlei Fontão na última quinta-feira (6). A visita faz parte da etapa de coleta de informações para serem enviadas ao Ministério da Educação (MEC).
No convênio, o município disponibilizará estrutura física com a construção de um complexo estudantil na cidade e todo o aparelhamento necessário para início das atividades. Em contrapartida o Ifes será o gestor escolar do campus e responsável pelo corpo docente da nova instituição de ensino, bem como outras responsabilidades normais de um polo educacional.
Os cursos serão voltados para as áreas de agricultura, logística, atividades portuárias e metalmecânica.
Vale ressaltar que um dos projetos em andamento na cidade é a construção do Porto Central, complexo que irá demandar mão de obra especializada para atender as empresas que irão operar no terminal.
Ifes
O Ifes oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos concomitantes e subsequentes, cursos de graduação, pós-graduação, especializações e mestrado. Com 21 campi no Espírito Santo, possui mais de 100 cursos técnicos, 70 cursos de graduação, 25 especializações e 11 mestrados. O Instituto dispõe ainda de 40 polos de educação à distância no Estado.
O Instituto possui campi em Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Centro-Serrano (em Santa Maria de Jetibá), Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.