qui 28/março/2024 21:35
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Nelson Teich ficou 28 dias no governo. Foto: José Dias/ABR

Teich deixa o Ministério da Saúde antes de completar um mês

redacao
Redação Dia a Dia

O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu demissão sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente do Ministério da Saúde. Essa é a segunda baixa na pasta em meio à pandemia do coronavírus. Em abril, Luiz Henrique Mandetta pediu demissão do cargo.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que Teich também pediu demissão.
Da mesma forma que Mandetta, Teich teve discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as políticas públicas para o combate à Covid-19.

Dentre os pontos em que ministro e presidente discordaram estão: o uso da cloroquina no tratamento da doença. Bolsonaro quer alterar o protocolo do SUS e permitir a aplicação do remédio desde o início do tratamento. Já Teich defende que a medicação seja indicada pelos médicos com autorização da família, em casos que julgarem necessários. Sobre o assunto, o ministro havia escrito:

“Um alerta importante: a cloroquina é um medicamento com efeitos colaterais. Então, qualquer prescrição deve ser feita com base em avaliação médica. O paciente deve entender os riscos e assinar o ‘Termo de Consentimento’ antes de iniciar o uso da cloroquina”.

De acordo com interlocutores do Planalto, a gota d’água para a saída de Teich do ministério foi a pressão de Bolsonaro para mudar o protocolo de prescrição da cloroquina. O médico, que é oncologista, ficou apenas 28 dias no cargo.

Outro ponto de discordância é o plano com diretrizes para a saída do isolamento. O presidente defende uma flexibilização imediata, o que não era recomendado por Teich, uma vez que a curva de casos da doença está crescendo.

Cotados

Dentre os nomes cotados para substituir Teich no Ministério da Saúde estão o general Eduardo Pazuelo, atualmente o segundo na pasta; Osmar Terra; e o contra-almirante Luiz Froes, diretor de Saúde da Marinha.

Nelson Teich deve conceder uma entrevista coletiva no período da tarde para falar sobre a decisão de deixar o governo Bolsonaro.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais