sáb 14/junho/2025 01:44
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Temporada de férias com 7 dicas de segurança para as crianças

Foto: Freepik

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, os acidentes são a principal causa de morte em crianças de um a 14 anos, com cerca de 13 mortes por dia, sendo que 90% dos casos poderiam ser evitados. Além disso, a entidade aponta que a maioria dos acidentes acontecem dentro de casa.

Segundo a ONG Criança Segura, os acidentes envolvendo crianças aumentam em 38% no período de férias, quando a garotada está mais tempo em casa e os acidentes domésticos aumentam.

Considerando que as crianças são ágeis e curiosas, a enfermeira Cristina Gomes Ribeiro, da empresa Padrão Enfermagem, de Minas Gerais, destaca sete dicas essenciais para uma casa segura e que ajudarão na prevenção dos acidentes domésticos.

7 dicas

Choque elétrico: fique atento aos protetores de tomada, afinal, os aprendizes de investigadores estão sempre de plantão para descobrir o que há dentro de cada buraquinho. Evite carregadores de celular conectados à rede sem serem utilizados.

Queimadura: os cabos das panelas não devem ficar virados para fora do fogão. Isto porque as panelas no fogo, principalmente aquecendo líquidos, estimulam os pequenos a pesquisarem o que tem dentro.

Afogamento: cuidado com piscinas e banheiras. Nesses espaços, podem ocorrer afogamentos. Uma pequena distração é o suficiente para os pequenos.

Engasgos: atenção aos pequenos brinquedos ou pecinhas soltas. Crianças têm o hábito de levar tudo à boca, o que pode afetar o pulmão e, assim, obstruir a passagem de ar ocasionando uma parada respiratória.

Quedas: residências sem rede de proteção ou com estantes com adornos chamativos nos locais mais altos cobiçam o interesse das crianças que gostam de escalar. O cuidado vale com os tapetes também, que podem causar graves quedas com fraturas em pernas e braços. Brinquedos ou objetos deixados no chão também podem causar acidentes graves.

Incêndio: o fogo pode vir de uma vela acesa utilizada para iluminar o ambiente mediante a falta de luz ou devido a uma panela deixada ligada no fogão. Por isso, certificar-se que não há nada acesso quando estiver distante.

Armazenamento de produtos: medicamentos, venenos e produtos de limpeza devem ser acondicionados em locais fechados. Não utilize frascos ou potes de refrigerantes, sucos, iogurtes para armazenar produtos potencialmente perigosos. Crianças podem ingeri-los, achando que no frasco contém o líquido ao qual se apresenta na embalagem.

A enfermeira Cristina destaca ainda que a criança é curiosa e não tem noção dos perigos. Então, é importante a constante supervisão. Se não souber como proceder, entre em contato com o serviço de urgência da sua cidade. A equipe médica do SAMU, pelo 192, dará orientações necessárias.

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ciaxas-preferencias-procon-

Agora é lei: caixas preferenciais devem ter empacotadores em Cachoeiro

Samu_11_10_2023

Acidente entre motos em frente à prefeitura de Mimoso do Sul deixa mulher ferida

nota-falsa-pf-apiaca

Homem é preso em Apiacá ao receber R$ 4 mil em notas falsas pelos Correios

Os três também foram afastados de suas funções públicas.

Três agentes públicos são denunciados por desvio de recursos na Câmara de Rio Novo do Sul

escultura-irma-vicencia-artista-12-06-2025

Festa de Corpus Christi: Irmã Vicência será eternizada em estátua

corpus-christi-2025-oficinas-

Corpus Christi de Castelo:  oficinas ensinam arte do tapete e das passadeiras

As prefeituras do Espírito Santo têm até 30 de junho para confirmar a participação de suas delegações.

Inscrições abertas para os Jogos da Pessoa Idosa 2025

lancamento-feira-dos-municipios-2025-cachoeiro

Cachoeiro marcará presença na Feira dos Municípios

Leia mais