sex 5/dezembro/2025 07:54
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Terceira Ponte de Colatina receberá recursos do Acordo de Mariana

Estrutura de um quilômetro vai integrar binário viário e beneficiar cidades da Bacia do Rio Doce.
Foto: Divulgação/ Heitor Righetti Machado/ Secom-ES

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd), firmou um novo termo de cooperação para apoiar a execução de obras de infraestrutura em áreas impactadas pelo desastre ambiental de Mariana. Serão destinados R$ 30 milhões para a construção da Terceira Ponte de Colatina, contribuindo para o custeio de parte da obra, considerada estratégica para a mobilidade urbana e regional.

O governador Renato Casagrande destacou o impacto positivo do investimento. “A Terceira Ponte de Colatina é uma obra sonhada e fundamental para desafogar o trânsito na cidade. E utilizar parte dos recursos do Acordo de Mariana nessa obra faz parte do processo de reparação a uma região que foi profundamente afetada”, afirmou.

O termo de cooperação foi publicado no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (23) e segue o previsto no Anexo 12 do Novo Acordo Rio Doce, que determina investimentos voltados à modernização, reforço logístico e melhoria de estruturas públicas. A obra também contará com recursos de emendas parlamentares da bancada federal capixaba.

Orçado em R$ 164 milhões, o projeto prevê uma estrutura de quase um quilômetro sobre o Rio Doce, com acessos e conexões à BR-259 e ES-080, passando pelos bairros Castelo Branco e Maria das Graças, totalizando cerca de 12 quilômetros de extensão, com ciclovias e calçadas.

O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou a importância do projeto. “Colatina é estratégica para a região e para o Espírito Santo. Estamos avançando com parcerias sólidas, transparência e planejamento. A Terceira Ponte está sendo projetada coletivamente para ser uma obra eficiente e transformadora para a vida dos colatinenses”, destacou.

A nova ponte vai reorganizar o tráfego da região central, atualmente concentrado na Ponte Florentino Avidos, que passará a ter duas faixas no sentido Centro, enquanto a Terceira Ponte terá duas no sentido São Silvano, formando um binário que deve reduzir congestionamentos.

O secretário Guerino Balestrassi explicou que a obra beneficiará Colatina e outros municípios da região. “A nova ponte vai facilitar o deslocamento das pessoas que buscam serviços públicos e privados em Colatina, reduzir o tempo e o custo de transporte, aumentar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial da região. É um investimento que melhora a vida das pessoas e fortalece o desenvolvimento da Bacia do Rio Doce.”

Um consórcio de empresas de Minas Gerais venceu o processo licitatório. Após a assinatura da ordem de início, o prazo para elaboração do projeto executivo e conclusão da obra será de 1.020 dias, conforme o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
cachoeiro-prefeitura-obras-etelvina-vivácqua-

Avenida Etelvina Vivácqua será fechada no fim de semana para obra de drenagem

onibus-transcol-terminal

Rodoviários anunciam greve do Transcol para terça (9). Motivo é salarial

muniz-freire-temporal-03-12-2025

Mais uma vez chuva intensa provoca danos em Muniz Freire

corrente-do-bem-pedal-solitario-natal2-2025

Pedal Solidário busca brinquedos para 400 crianças em Cachoeiro

ministros-alexandre-padilha-fernando-haddad

Brasil lança teleatendimento para conter impactos do vício em apostas on-line

terminal-portuario-de-vila-velha-tvv-

Exportações de rochas capixabas despencam após tarifas dos EUA

cachoeira-da-fumaca

Iema abre inscrições para voluntários na Cachoeira da Fumaça

seag-tilapia

Produção de peixes cresce 73% no ES

Leia mais