“A Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha, receberá uma ciclovia e uma barreira de proteção para evitar novos casos de suicídio. As obras começam ainda no mês de julho.
Estas duas obras são reinvindicações antigas dos usuários da ponte para que a travessia possa ser feita por ciclistas e para que as tentativas de suicídio sejam dificultadas.
A estrutura será anexada à ponte nos dois sentidos e contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.
“Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha”, esclarece o governador Renato Casagrande.
“ É uma obra importante para a mobilidade, mas também um marco na história da engenharia e da arquitetura no Estado”, afirmou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
O governador ressalta que a Ciclovia da Vida era uma demanda da sociedade para dar mais mobilidade a quem gosta de utilizar a bicicleta como meio de transporte. “As empresas começarão a fazer em julho a montagem na ponte”.
Além dessas intervenções, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.
Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. “ A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários”, enfatiza Renato Casagrande.
O material para ampliação da ponte já começou a chegar. Ao todo, serão 150 carretas, transportando quase três mil toneladas de estrutura metálica, pronta para ser montada na ponte.
“Estamos recebendo a primeira carga das peças de. Essa obra será uma referência para a arquitetura nacional. Hoje chegou o primeiro caminhão, mas a partir do próximo mês devemos receber praticamente uma carga por dia. Essas peças serão pré-montadas no depósito e depois montada na ponte. Cem por cento do aço está comprado e reservado na usina”, pontuou o governador.
Casagrande destaca que essas são as primeiras peças, e até o final do ano todas já estarão no estado, prontas para a montagem.