A partir desta quarta-feira (14), quem quiser poderá agendar pela internet para fazer o exame gratuito de RT-PCR para confirmação do novo Coronavírus (Covid-19).
Em Cachoeiro de Itapemirim, o atendimento das pessoas que agendarem pelo site será feito no Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa).
A novidade foi anunciada nesta terça-feira (13) pelo governador Renato Casagrande.
Os agendamentos podem ser feitos todos os dias da semana. Segundo o governo, após o exame, os resultados serão liberados aos pacientes em até 48h pelo Laboratório Central (Lacen).
“Quando se testa muito, consegue isolar as pessoas e assim diminuir a contaminação. Esse é mais um serviço importante que estará no site Acesso Cidadão, em que qualquer pessoa poderá realizar seu agendamento gratuito de teste e também buscar seu resultado”, destacou o governador.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou que o investimento do Estado permitiu ao Lacen a realização de 4,5 mil testes de RT-PCR por dia. “O RT-PCR é o padrão ouro de testagem para identificar o SARS-CoV-2, e o Estado consolida uma estratégia de testagem em massa ofertando o agendamento on-line”, defendeu.
Como fazer o agendamento
Para fazer o agendamento, a pessoa deve acessar o site da Sesa, no endereço www.saude.es.gov.br e selecionar a opção Agendamento na coluna do lado esquerdo.
Em seguida, é preciso fazer um cadastro. O próximo passo escolher a aba Fazer agendamento, que solicitará dados como CPF, Cartão SUS, nome, e-mail e telefone.
Ao disponibilizar o CPF, o sistema buscará no banco de dados do Ministério da Saúde, e sendo encontrado, preencherá automaticamente o Cartão SUS e o nome do usuário.
Há a opção de realizar agendamento para si próprio ou para terceiros, precisando estar munidos dos dados acima para conclusão do processo.
Na plataforma, serão disponibilizados ícones para acompanhar o agendamento e, após a realização da coleta do exame, o “Laudo Web”, onde receberá o resultado. No dia do exame, é importante se atentar corretamente ao horário solicitado e levar um documento de identificação com foto.