A localidade de Tijuca, região de produção rural diversificada e de indústrias do setor de rochas localizada no interior de Cachoeiro de Itapemirim, está recebendo 5km de pavimentação sustentável, realizados pela Secretaria Municipal de Agricultura (Semag).
Depois de receber serviços de manutenção e preparação da base, ao longo deste mês, a estrada da localidade começou a ganhar, nesta semana, a aplicação de Revsol, um material residual da atividade siderúrgica adequado ao revestimento primário de vias rurais e vicinais.
Doado à Prefeitura pela ArcelorMittal Tubarão, o produto tem características parecidas com a do concreto, o que proporciona maior resistência ao tráfego, boas condições de uso em diferentes condições climáticas e, logo, maior durabilidade das vias.
O objetivo é melhorar as condições de escoamento de cargas e de mobilidade para quem vive na comunidade, além de impulsionar o turismo rural na região. A previsão é de que o serviço seja concluído em 60 dias.
“O escoamento de produtos nessa região é bem intenso e, além disso, muitas pessoas utilizam essa estrada para irem trabalhar em outras regiões. Também aguardamos muito por esse serviço porque, quando está seco, o fluxo de veículos produz bastante poeira e, quando chove, surgem inúmeros buracos. Estamos muito felizes por recebermos a pavimentação com Revsol, que é um material de qualidade. O serviço está ficando excelente”, avalia o morador de Tijuca, Filipe Negrini dos Santos.
Crescimento econômico
O secretário de Agricultura de Cachoeiro, Paulo Miranda, destaca que a melhoria na estrada também será importante para induzir o crescimento econômico da localidade.
“Essa é uma ação com foco em infraestrutura que tem impactos muito significativos. Vai melhorar a qualidade de vida na região, contribuir com as atividades agrícolas e industriais já estabelecidas ali e, ainda, aumentar o potencial de Tijuca para receber novos empreendimentos, inclusive, no setor turístico”, frisa.
Em Cachoeiro, também já foram beneficiadas, com a pavimentação com Revsol, vias localizadas no distrito de Gironda e na comunidade de Moitãozinho.